Núcleo de Estudos em Formação Docente
Atualizado em
Líder do Grupo: Prof. Dr. José Mateus Bido [Currículo Lattes]
Vice-Líder: Prof. Ms. Gabriel Augusto Cação Quinato [Currículo Lattes]
Link para o Diretório do Grupo de Pesquisa no CNPq [Acesse Aqui]
Linhas de Pesquisa:
– Formação Docente
– Ensino e Aprendizagem
– Fundamentos da Educação e Currículo Integrado
Relevância:
A relevância deste grupo está em construir uma crítica sobre o modelo de formação dada para a compreensão do conceito de relação educacional que é assumida no meio formativo. A característica fundamental dos trabalhos do grupo consiste em ser um suporte crítico-reflexivo para os debates sobre os planos pedagógicos, bem como a compreensão de propostas de currículos norteadores da formação integral, ou omnilateral. Visa refletir sobre a articulação da educação a partir de quatro eixos norteadores: Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia, promovendo uma formação humana e crítica diante do mundo do trabalho. Também busca a investigação das tendências pedagógicas contemporânea em educação, promovendo a reflexão sobre a formação de docentes, tendo como referencial teórico as categorias filosóficas do primeiro, segundo e terceiro movimentos da teoria crítica, fundamentada em Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Walter Benjamin, Jürgen Habermas e Axel Honneth.