IFPR – Campus Avançado Goioerê Realiza Primeira Edição de Campeonato de Lançamento de Foguetes – Campus Avançado Goioerê

No último sábado, 31 de agosto, o Campus Avançado Goioerê do Instituto Federal do Paraná (IFPR) promoveu sua primeira edição do Campeonato de Lançamento de Foguetes. O evento, realizado no Parque do Povo, envolveu foguetes construídos com garrafas PET e impulsionados pela reação química entre ácido acético (vinagre) e bicarbonato de sódio.

O campeonato reuniu 25 equipes compostas por alunos do Ensino Médio Integrado dos cursos de Informática e Produção de Moda. Embora possa parecer uma atividade lúdica, o evento exigiu dos participantes um rigoroso estudo científico envolvendo Física, Química e Aerodinâmica para a concepção e montagem de seus foguetes e bases.

O objetivo do campeonato foi promover a divulgação científica, fomentar a interação entre a comunidade e instituições de ensino, e incentivar a pesquisa e o interesse por descobertas científicas. A competição foi planejada para ser uma experiência educativa e divertida, com atividades como piqueniques, espaços para leitura e momentos de descontração.

Ao final do evento, três equipes se destacaram pelos melhores lançamentos:

• 1° Lugar: Equipe “Apolo XI”, dos alunos Ruan Aparecido Ribeiro da Silva (2º de informática) e Thauany Aparecida Rosa Pedroso (2º de Produção de Moda) – 198,75 metros;
  • 2° Lugar: Equipe “Combustão Mil Grau”, dos alunos do 4º ano de Informática, Andressa Moreira Caris, Eduardo Felipe, Felipe Alexandre, Isis Araújo, João Miguel, Luiz Fernando, Pedro Lucas, Pedro Kuiava – 145,60 metros;
  • 3° Lugar: Equipe “Os Pokemons que Não Evoluem”, dos alunos do 3º ano de Produção de Moda, Rafael Costa Gonçalves, Letícia Iadicola Moreschi e Uliane Lopes Silva – 92 metros.”

O evento contou com a presença de estudantes, técnicos, docentes, pais e membros da comunidade local. Todas as atividades seguiram as diretrizes da etapa nacional da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes).

Confira algumas fotos do evento: