IFPR Goioerê participa do evento “Commedia dell’Arte day”
Publicado em
– Estimular o compartilhamento
sobre as experiências e pesquisas de diferentes expressões realizadas a partir da Commedia Dell’Arte;
- Em que consiste a “Commedia Dell’Arte Day” (explicar brevemente)? Que outros países participam (citar alguns)?
O evento” Commedia dell’Arte Day” é um esforço de alguns artistas de renome internacional (destaque para Dario Fo e Antonio Fava) em tornar a Commedia dell’Arte, patrimônio cultural imaterial da humanidade junto à UNESCO. Para isso há a necessidade de comprovar que tal estética teatral vem sendo praticada e estudada em diversos contextos culturais mundiais. O evento acontece como uma forma de fomentar a produção artística a partir da Commedia e registrar as atividades e espetáculos que acontecem a partir dessa temática. Pretende-se que o dia 25 de fevereiro seja considera como data oficial para comemoração do dia da Commedia Dell’Arte. Estados Unidos, Itália, Espanha, Austrália, Singapura, Inglaterra, Suécia, entre outros.
- Como surgiu a ideia de participar do evento?
Em 2005, participei de um curso de formação em Commedia Dell’Arte em Reggio Emilia, Itália, com o mestre Antonio Fava. Neste evento, conheci um grupo de artistas que estavam convencidos da necessidade de valorizar e preservar a memória da Commedia como patrimônio da humanidade. Desde então, tenho recebido o convite para participar do evento e contribuir com este movimento de extrema importância para a cultura mundial.
- Quem foram os organizadores (nome e cargo) do evento?
No IFPR, eu, Marcelo Colavitto, professor de arte do IFPR Goioerê, fui o responsável por organizar o evento, que ocorreu durante uma das aulas de regulares de arte para o 2º ano do curso Técnico em Informática.
- Você sabe se outros campi do IFPR também realizaram atividades relacionadas ao evento?
O evento “Commedia dell’Arte day” aconteceu apenas no campus Goioerê e de fato, este ano, no Brasil, foi o único local que oficializou sua participação junto ao órgão internacional.
- Por que essa participação foi importante para o campus?
Com a participação no campus Goioerê conseguiu uma projeção internacional junto aos artistas que se engajaram e contribuíram com o evento. Pesquisadores do mundo todo buscam informações no site do evento e poderão ter acesso ao registro das atividades que ocorreram no Brasil, dentro do âmbito do IFPR. Foi uma forma de colocar a cidade de Goioerê e o IFPR no mapa mundial no que se refere a movimentos culturais e, no momento em que a Commedia dell’Arte conquistar o status de patrimônio cultural imaterial da humanidade, junto à UNESCO, a participação do instituto entrará para a história, como ação importante e decisiva de valorização à cultura mundial.