Palestra com Prof. Dr. Eliane Maio marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ no IFPR – Campus Avançado Goioerê

PALESTRA

Na última quarta-feira (28), Dia Internacional do Orgulo LGBTQIAPN+, o IFPR Campus Avançado Goioerê recebeu a Prof. Dra. Eliane Maio, docente da Universidade Estadual de Maringá e autora de diversos livros, em destaque para “O Nome da Coisa”. O evento foi organizado pelo Grêmio Estudantil Metanoia e contou com a presença de dezenas de estudantes, servidores e comunidade externa.

Com o título “Diversidades Sexuais no Contexto Escolar”, Dra. Eliane fez uma abordagem dos aspectos da discussão da sexualidade sob os pontos de vista da Educação, Psicologia e Direito, voltados a auxiliar a compreensão sobre as questões que envolvem o conceito de gênero, as identidades de gênero e a diversidade sexual na escola.

Isis, presidenta do Grêmio Estudantil Metanóia informou “a palestra foi incrível, teve a participação de muitos outros estudantes que não estavam na anterior, o que é importante para que todos possam refletir sobre o tema abordado. A presença da Eliane Maio ano passado, foi excelente, e quando estávamos planejando o que fazer no mês do Orgulho LGBTQIAPN+, saiu essa sugestão de um membro do grêmio que participou, que fez uma ótima recomendação. Apesar do curto tempo, foi de muito ensinamento e a sensação de poder realizar isso dentro do campus é gratificante, pois há uma grande diversidade entre os estudantes, e ajuda pessoas não LGBTs a refletirem sobre como evitar falas e preconceitos”.

O evento contou com o protagonismo dos estudantes na organização e divulgação como parte das ações do Grêmio. Para Prof. Betânia “é muito importante que os próprios estudantes estejam envolvidos na organização das ações institucionais, não só para motivar os outros, como para, no caso de palestras e roda de conversas, se apropriarem do tema, discutindo-o, estudadando-o em grupo antes, durante e depois do evento. O IFPR só existe por eles e para eles, então por quê não convocá-los para participar mais das ações?”

Prof. Betânia, articuladora do evento junto ao Grêmio Estudantil ressalta que “o evento contribui para uma cultura de paz no IFPR, pois a falta de conhecimento sobre um assunto traz estranheza e distanciamento. Isso serve para todas as outras formas de preconceito com mulheres, PNE’s, indígenas, negros etc. Quando você conhece a história do outro, você se coloca no lugar dele e, automaticamente gera empatia. Por isso, gosto muito das rodas de conversas onde todo mundo senta no chão e de maneira informal conversa sobre algum tema, pois é a forma de escutar o outro e também de perceber que temos muito mais coisas em comum do que imaginamos. Somos todos humanos e de uma diversidade imensa e só o amor, a tolerância e o respeito serão capazes de mudar o mundo para melhor”. Assim como diz nossa querida palestrante Prof. Dra. Eliane Maio, precisamos de mais “gente que gosta de gente”, concluiu Prof. Betânia.