Servidores do IFPR têm ensaio aceito para publicação internacional – Campus Avançado Goioerê

Servidores do IFPR têm ensaio aceito para publicação internacional

Os servidores, Dr. José Mateus Bido (prof. Filosofia – Campus Goioerê), Me. Maria Isabel Soares Feitosa (bibliotecária – Campus Goioerê), Me. Maria Rosa Moraes Maximiano (Bibliotecária – Campus Paranaguá) e a Me. Ana Paula da Silva Siqueira (psicóloga – Campus quedas do Iguaçu) têm uma produção aceita para publicação no E-book: Biological and Human Sciences: Frameworks in the field of education. Trata-se do ensaio “Para além do currículo: a percepção formativa nos espaços fora da sala de aula”.

O ensaio nasce da iniciativa das bibliotecárias e da psicóloga em criar registros de ideias, em folhas de flip chart no espaço da biblioteca e do convite feito pelo prof. Dr. José Mateus Bido para a confecção de um ensaio acadêmico, pela análise dos resultados obtidos. Trata-se de um meio de coleta dos registros de ideias a partir de perguntas-problemas formuladas de maio a setembro de 2023. As perguntas procuraram provocar os (as) participantes à manifestação, pela escrita, de ideias, sem a necessidade de identificação pessoal.
Considerando o espaço institucional formativo, o texto procurou refletir sobre as expressões espontâneas dos (as) estudantes, colhidas em folhas de flip chart. A análise consistiu em compreender o que se oculta do currículo escolar e se apresenta como determinação sociocultural na organização da vida e na aceitação dos valores historicamente constituídos. A base teórica que fundamentou o ensaio é a Teoria Crítica.
Metodologicamente, verificou-se as expressões registradas nos meses de maio a setembro, tendo como categorias de análise os conceitos de formação, pseudoformação, cultura de massa e sociedade do consumo. O ensaio registrou que a organização escolar e o currículo formativo são terrenos de disputas político-econômicas e, por isso, apresentam-se como meios para a adaptação sociocultural aos padrões determinados pelos mecanismos de controles.
A publicação pode ser conferida:

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.013-001