Visita ao parque estadual do Lago Azul – Campus Avançado Goioerê

Visita ao parque estadual do Lago Azul

No último dia 05 de Abril, cerca de 33 estudantes, do curso técnico em informática do instituto Federal do Paraná, campus avançado Goioerê (IFPR), participaram de uma visita guiada ao Parque Estadual do Lago Azul (PELA), situado no município de Campo Mourão.

A visita teve por objetivo mostrar o parque para os estudantes, para que os mesmos pudessem verificar na prática alguns conceitos trabalhados em sala de aula.

A área do Parque tem o tamanho de quase dois mil campos de futebol, contendo diversas trilhas. O grupo realizou um percurso de aproximadamente 3 mil metros, incluindo trecho molhado dentro de um dos afluentes do rio mourão. Na oportunidade pode-se contemplar os tipos de floresta: a estacional semidecidual, onde predominam espécies como perobas, cedros e ipês; e a floresta ombrófila mista, reino da araucária e espécies a ela associadas.

O resultado saiu melhor do que o esperado, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade de Conservação como uma zona de transição de florestas, as características do ecossistema local e a importância de áreas de preservação. A visita foi organizada pelo professor de biologia da turma, Paulo Roberto e contou com a colaboração dos servidores Luciano Franco, Roberto Soltoski e Ricardo Piveta.