Grupo responsável pela implantação do Sistema SIGAA realizou reunião nesta quarta – Instituto Federal do Paraná

Na tarde de quarta-feira (03), os membros da comissão responsável pela implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e do Grupo de Trabalho de Implantação do SIGAA estiveram reunidos pela primeira vez. A atividade marca o início do trabalho de implantação do sistema que gerencia todos os processos e informações relativas à vida acadêmica dos estudantes do IFPR.

A comissão e o grupo de trabalho são formados por servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Pró-Reitoria de Ensino, da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

A reunião foi aberta pelo Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação e presidente da Comissão de Gerência de Implantação, Eduardo Likio Takao, que destacou a importância do SIGAA para o desenvolvimento das atividades ligadas ao registro e à vida acadêmica dos estudantes. De acordo com Takao, o sistema vai permitir uma melhor gestão das informações relativas aos estudantes do IFPR e também maior comodidade ao corpo discente, que poderá realizar ações como matrícula, rematrícula e consultas a notas e frequência por meio do portal. Outro ponto enaltecido pelo presidente é a possibilidade de adequação do software às necessidades específicas do IFPR. “O sistema não é engessado. É possível customizá-lo de acordo com a realidade da instituição”, explica.

A Comissão de Gerência de Implantação é composta, ainda, pelos servidores Marcelo Tanaka, Jefferson Steidel, Ezequiel Westphal e pelos pró-reitores de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Silvestre Labiack, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Pereira Faraco. Para Labiak, o sistema acadêmico é o ponto basilar de uma instituição de ensino. “Nós só vamos conseguir atingir a excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão se conhecermos quem é o nosso aluno, que é o público a quem essas ações se dirigem”, argumenta.

O Grupo de Trabalho de Implantação do SIGAA será coordenado pelos servidores Ricardo Alexandre Pereira, Luciana Milcarek e Ximena Novais de Morais e é composto por outros ligados à Proens e à Proepi. O grupo tem um ano, a contar da data da publicação da Portaria 428, que o institui, para a conclusão dos trabalhos.

Sobre o SIGAA

O SIGAA faz parte do Sistema Integrado de Gestão (SIG), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) há oito anos. O sistema foi adquirido pelo Instituto Federal do Paraná no início de 2012, sendo a primeira instituição da Rede Federal de Ensino Técnico e Profissionalizante a utilizar o software. O sistema já é utilizado por outras instituições do governo federal, como a Agência Brasileira de Inteligência.

A implantação será feita em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e com a empresa Sig Software.