Hora do Código: Campus Telêmaco Borba participa de movimento global sobre Ciência da Computação – Instituto Federal do Paraná

Entre os dias 7 e 13 de dezembro, cerca de 200 estudantes do Campus Telêmaco Borba participaram da “Hora do Código 2015” (Hour of Code), movimento global que atinge milhões de alunos em mais de 180 países. O objetivo é fazer uma introdução à Ciência da Computação, desmitificar códigos e mostrar que qualquer pessoa pode aprender o básico sobre o assunto.

“Em Telêmaco Borba, o evento apresentou conceitos introdutórios de programação de computadores, visando deixá-la menos estranha aos estudantes. Os alunos têm contato desde cedo com outras disciplinas, mas não com a programação”, explica o professor João Berssanette, um dos organizadores do evento na unidade. Além de João, os professores Gregory Vinicius Figueiredo, Paulo Ricardo Silva e Erich Malinowski também foram responsáveis pela organização.

Segundo Hadi Partovi, fundador da Code.org, entidade organizadora do evento, mais de 100 milhões de alunos por todo o mundo experimentaram a Hora de Código. “A demanda pelo ensino da Ciência da Computação, uma área de extrema relevância no século XXI, cruza todas as fronteiras e não conhece limites”, afirma Hadi.

Sobre a Hora do Código

Hour of Code é promovida pela Code.org, entidade sem fins lucrativos que se dedica a expandir a participação em ciências da computação, tornado-as acessíveis em mais escolas. Segundo os organizadores, qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode organizar uma Hora de Código. Os tutoriais, com 1h de duração, estão disponíveis em mais de 30 idiomas. Nenhuma experiência é necessária.

Embora possa ser hospedada a qualquer momento, a ideia principal da campanha é que seja organizada principalmente durante a semana de 07 a 13 de dezembro, em comemoração à Semana de Educação de Ciência da Computação.]]>