I Workshop de Inovação – IFPR começou nesta terça-feira (26) em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

I Workshop de Inovação – IFPR começou nesta terça-feira (26) em Curitiba

Cerca de 50 servidores de diversos campi do Instituto participam do I Workshop de Inovação – IFPR, que começou nesta nesta terça (26) e segue até quarta (27). O evento reúne coordenadores de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e de Extensão e Pesquisa.

Na manhã de terça, houve a palestra “A inovação como fator de eficácia organizacional”, ministrada pelo professor Gutemberg Ribeiro, colaborador da Proepi e docente do Campus Pinhais do Instituto.

Ele explicou que inovação é algo diferente de invenção, sendo a prática a principal diferença entre elas. “Ter uma ideia boa é invenção, o que pode ocorrer em qualquer lugar, já a inovação depende da prática e ocorre no interior das organizações, pois necessita de um conjunto de recursos que são físicos, humanos e materiais”. Segundo ele, por esse motivo, quando se trabalha com inovação, é preciso incentivar o processo de criatividade.

“Em síntese, inovação é o resultado exitoso de uma ideia, é quando se aproveita a ideia com sucesso, introduzindo-a à sociedade pela comercialização ou compartilhamento”, afirma.

Durante a palestra, ele explicou que existem vários tipos de inovação, como a de produto, de serviços, de marketing, tecnológica, entre outras.

NITs, Hotéis e Incubadoras Tecnológicas
Ainda durante a manhã de terça (26), foi realizada a mesa-redonda “Vivências em NITs, Hotéis e Incubadoras Tecnológicas”. A discussão contou com a participação dos professores Luciana Cavalcanti de Azevêdo, da Coordenação do NIT do IF Sertão Pernambucano e da Incubadora do Semi-Árido (ISA); Denys Dozsa, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (UFPR) e Silvana Weber, do Hotel Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles compartilharam experiências e contaram como cada uma dessas iniciativas funcionam em suas respectivas instituições.

Visita técnica e outras atividades
Na tarde de terça, os participantes farão visita técnica à incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Para o segundo dia, estão previstas discussões sobre formas de Proteção da Propriedade Intelectual, além de outras duas palestras, uma sobre “Áreas de Inovação no Paraná”, e a outra intitulada “Colocando as coisas na prática (Parte 1): Como NITs em diferentes estágios de desenvolvimento podem ajudar pesquisadores e empresários”.