IFPR abre inscrições para cursos de Pesca e Aquicultura nos 26 Estados do Brasil – Instituto Federal do Paraná

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, estará em Curitiba nesta terça-feira (14) para participar do lançamento de cursos técnicos em Pesca e Aquicultura que serão ofertados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O evento também marca o início do período de inscrições para os cursos, em que serão ofertadas 2 mil vagas para pescadores e aquicultores dos 26 estados do Brasil. Os cursos serão ministrados à distância nos pólos de apoio presenciais localizados em 50 telecentos Maré. É a primeira vez que um curso técnico vai abranger  pescadores em todos os estados brasileiros.

O lançamento será às 09h desta terça-feira (14) e será realizada na sede do EAD/IFPR, no Campus Curitiba, na Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas, Curitiba-PR. Para a atividade, serão convidadas comunidades de pescadores, além de sindicatos, associações e colônias de Pesca e Aquicultura. O evento será transmitido via satélite para as 50 cidades dos 26 estados brasileiros.  A ideia é mobilizar e apresentar os cursos para comunidades e grupos de pescadores e aquicultores.

Os cursos têm como objetivo principal elevar o nível de escolaridade e qualificar pescadores e aquicultores. A iniciativa do IFPR/EAD, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, visa contribuir na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor pesqueiro, buscando a geração de emprego e renda, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades que têm na Pesca e na Aquicultura sua principal fonte de renda.

De acordo com o Diretor Geral de Educação a Distância do IFPR, professor José Carlos Ciccarino, a experiência, além de inédita, é um grande desafio. “Nós estamos criando uma metodologia própria porque temos uma situação e um público muito específicos”, diz.  “Os cursos são um projeto-piloto em que temos flexibilidade e condições de reformatá-lo a qualquer momento, se no decorrer no processo observarmos a necessidade de ajustes”, explica. Ciccarino destaca que a equipe de professores foi treinada e capacitada para trabalhar com o público alvo e com a tecnologia envolvida. Para os próximos anos a equipe já discute a continuidade dos cursos com a criação de um curso Tecnólogo em Pesca e Aquicultura.

Para o coordenador do Curso de Pesca, professor Otávio Bezerra Sampaio, o curso  representará uma transformação, tanto da realidade local das comunidades pesqueiras, como no  desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. “O acesso desses pescadores ao ensino e à qualificação significa um avanço para o país”. O professor destaca a importância do curso na medida em que os pescadores conhecerão novas formas e adotarão novas práticas de trabalho. “Hoje muitos pescadores sabem capturar o peixe, mas desconhecem as técnicas de beneficiamento que poderiam agregar valor ao seu trabalho”, exemplifica.

Os cursos
As teleaulas são ministradas nos estúdios do EAD/IFPR em Curitiba por um professor conferencista e são difundidas, via satélite, para 26 estados brasileiros.  Um professor web auxilia o conferencista e, durante as aulas, responde a dúvidas e questionamentos dos alunos. Além disso, ainda existe a figura do tutor presencial, que faz a interação aluno-professor. Ele fica no pólo de apoio presencial (Telecentro Maré) durante todo o tempo da teleaula, dando apoio aos alunos e repassando as dúvidas para o professor web, além de oferecer apoio e orientação extra-aula. Parte da carga horária do educando será destinada à prática profissional.

Os cursos têm duração de dois anos e serão ofertados dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja). No final do curso, o estudante terá concluído o Ensino Médio e o Curso Técnico.  Os certificados serão emitidos pelo Instituto Federal do Paraná. Neste primeiro módulo as aulas serão ministradas às segundas-feiras.

Serão oferecidas 1000 vagas para o curso técnico em Pesca e 1000 vagas para o curso técnico em Aquicultura. O aluno precisa ter no mínimo 18 anos, Ensino Fundamental completo, ser filho de pescador ou pescador atuante na área de Pesca e Aquicultura. O prazo para as inscrições começa nesta segunda-feira, dia 13, e segue até 20 de setembro. As aulas vão iniciar no dia 04 de outubro.

Mais informações pelos telefones 0800-643-0007 e (41) 3535-1643 ou pelo site www.ead.ifpr.edu.br.

Potencial aquícola e formação do pescador
O  potencial do Brasil na área de pesca e aquicultura é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento de políticas públicas nessa área . O país tem de uma costa com 8,4 mil quilômetros e aproximadamente 5,5 milhões de hectares de lâmina de águas continentais, como rios lagos, lagoas, açudes etc. Embora desfrute de um território extenso, o Brasil produz apenas 1.050 milhões de toneladas de peixe por ano. Comparativamente, a China, que tem uma costa menor que a nossa, produz 55 milhões de toneladas de peixe anualmente.

A baixa escolaridade dos pescadores no Brasil é também um indicativo da necessidade de investimentos em formação para esses trabalhadores. Os números  descrevem  o perfil de uma categoria até então excluída de políticas públicas:  atualmente 80% dos pescadores brasileiros são semianalfabetos, 78% têm apenas a 4ª série e 47% dos pescadores do Nordeste são analfabetos. Em âmbito nacional são 750 mil pescadores produzindo 1.050 milhões de toneladas de pescados por ano. O setor é responsável por 834 mil empregos diretos e 2,5 milhões de empregos indiretos, gerando R$ 4 bilhões de renda anual.

Lançamento dos cursos de Pesca e Aquicultura
DIA: Terça-feira, 14 de setembro
HORÁRIO: 09h
LOCAL:  Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas, Curitiba-PR.