IFPR abre inscrições para primeira turma de mestrado – Instituto Federal do Paraná

IFPR abre inscrições para primeira turma de mestrado

Encontra-se aberto o período de inscrições para a primeira turma do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do IFPR (PPGCTS IFPR). O curso oferece 20 vagas, é presencial e será ministrado no Campus Paranaguá do IFPR.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 03 de maio, por meio de sistema de inscrição on-line.

O PPGCTS IFPR é interdisciplinar e busca integrar profissionais e pesquisadores das áreas de Ciências Sociais e Humanidades, Engenharia, Tecnologia e Gestão. O curso de mestrado tem como base epistemológica o enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade e contará com duas linhas de pesquisa: Sociedade, Ambiente e Educação; e Desenvolvimento Tecnológico, Ciência e Inovação.

Poderão participar do processo seletivo os candidatos que sejam graduados em curso de Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação ou, provisoriamente, de certificado ou documento equivalente.

Por se tratar de um programa de pós-graduação de uma instituição pública de ensino, o curso de mestrado a ser oferecido pelo Campus Paranaguá será gratuito.

Processo de seleção

O processo de seleção será composto por duas etapas. A primeira será uma análise da proposta de projeto de pesquisa, do currículo lattes e da carta de intenções – que devem ser enviados junto com a documentação para inscrição via sistema de inscrições on-line, disponível na página do Programa de Mestrado – de caráter eliminatório e classificatório; e entrevista, com caráter classificatório. O edital e os formulários para inscrição estão disponíveis no link: https://paranagua.ifpr.edu.br/mestrado/mestrado-em-ciencia-tecnologia-e-sociedadeppgcts-ifpr/processos-sletivos/.

Mais informações sobre os requisitos que serão avaliados no Projeto de Pesquisa, Carta de Intenções e Entrevista estão descritos nos itens 7, 8 e 9 do Edital. O cronograma do processo de seleção está descrito no item 12.

Sobre o curso

As disciplinas obrigatórias terão frequência semanal, preferencialmente nas segundas-feiras e terças-feiras, no período da tarde e noite. Haverá a possibilidade de desenvolvimento de atividades nas quartas-feiras.

A duração do curso é de no mínimo 18 meses e o máximo de 24 meses. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Mais informações

Mais informações sobre o curso de mestrado podem ser obtidas junto a Coordenação de Curso pelo telefone (41) 3721-8300 ou pelo e-mail ppgctsifprparanagua@gmail.com. Os candidatos também encontram mais informações na página do PPGCTS IFPR.