Equipes pedagógicas do IFPR são capacitadas sobre uso do módulo ETEP do SUAP – Instituto Federal do Paraná

Sistemas Institucionais

Equipes pedagógicas do IFPR são capacitadas sobre uso do módulo ETEP do SUAP

A Diretoria de Ensino, a Diretoria de Articulação Pedagógica e Formação Continuada, em conjunto com a Conapne, promoveram na quinta-feira (23) capacitação destinada às equipes pedagógicas dos campi (SEPAE, SENS e Cnapnes) abordando o sistema SUAP e seu módulo Equipe Técnico Pedagógica-ETEP.

O módulo ETEP, integrado ao SUAP, tem como finalidade gerenciar os atendimentos aos estudantes, oferecendo acompanhamento detalhado das etapas e encaminhamentos necessários para atender às solicitações.

Essa funcionalidade busca facilitar a comunicação entre os setores, agilizar o compartilhamento de informações e aprimorar a consolidação de dados relativos aos atendimentos, contribuindo para a contínua melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Avanços com o Suap – módulo ETEP

Dentre as demandas pedagógicas e de acompanhamento atendidas pelo SUAP por meio do módulo ETEP, destacam-se:

• Armazenamento de registros e comunicação em rede sobre o aluno;
  • Organização dos atendimentos;
  • Aprimoramento na rastreabilidade dos atendimentos;
  • Organização das atividades, com registros quantitativos;
  • Acompanhamento pelos papéis envolvidos (professor, SEPAE e Cnapne);
  • Gestão de ciências pendentes;
  • Elaboração de documentação e relatórios de acompanhamentos;
  • Registros das atividades realizadas pelo setor (ferramenta de planejamento e histórico das atividades semestrais/anuais).

Participação dos campi

A formação contou com a participação de 84 servidores de diferentes campi e teve o intuito de atender às demandas específicas dos setores envolvidos.

Encontro de capacitação foi realizado por meio de videoconferência.

O objetivo central foi ouvir as equipes, ampliar e fortalecer a utilização do módulo ETEP para aprimorar e consolidar o processo educativo e integral dos estudantes no IFPR, fomentando, assim, um ambiente de trabalho colaborativo em todo o IFPR.

Acesse o Suap

O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) é utilizado por diversas instituições de ensino como sistema de gestão acadêmica e administrativa e está em pleno funcionamento no IFPR.

Os servidores de todos os campi do IFPR podem configurar seus perfis de usuário e começar a utilizar o sistema, que é intuitivo e fácil de utilizar. Para isto, basta entrar no endereço https://suap.ifpr.edu.br/ e inserir o número do siape como login e a senha do e-mail institucional como senha de acesso.

É possível alterar a senha posteriormente. Caso o sistema não reconheça a senha, basta fazer a recuperação de senha, que será enviada para o e-mail pessoal cadastrado no Siape.

Utilizações

Confira, nesta matéria, outras possíveis utilizações do sistema: