internacionalização

IFPR celebra sucesso do VI Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia

Publicado em

Uma semana de muita integração e troca de experiências envolvendo pesquisadores de diferentes institutos e universidades de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Assim foi o VI Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia, ocorrido entre os dias 25 e 28 de junho, no Campus Foz do Iguaçu do IFPR. Na ocasião, foram apresentados mais de 100 trabalhos, de forma presencial e híbrida, nas áreas de economia, gestão, finanças, contabilidade, sustentabilidade e outras. 

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o evento promovido pela Rede Internacional Acadêmica para a Lusofonia (RIAL), da qual o IFPR é membro cofundador. Participaram desta edição estudantes, docentes, pesquisadores e gestores de 45 instituições de ensino e pesquisa dos países lusófonos. 

Cooperação acadêmica

O reitor do IFPR, Adriano William da Silva Viana Pereira, falou sobre o privilégio de sediar o principal evento promovido no âmbito da RIAL e suas expectativas quanto às parcerias futuras que podem se desdobrar a partir deste encontro. “Esperamos que este Simpósio seja um espaço perene de troca de conhecimentos, para que possamos fortalecer o intercâmbio científico-tecnológico e a mobilidade acadêmica entre os países que compõem a RIAL.”, ressaltou.

Para o presidente da RIAL, professor João Miguel Raimundo Peres Moutão, do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), a grande força da cooperação em rede estabelecida pelos países de Língua Portuguesa está na diversidade de culturas e saberes de seus integrantes. “O mundo da lusofonia abrange 260 milhões de pessoas, em diferentes países, com uma língua que atravessa oceanos e que põe em contato quatro continentes. O potencial de valorização das instituições envolvidas é enorme”. 

Redes de contato

Além de ser uma oportunidade para a troca de ideias inovadoras e difusão de práticas sustentáveis, o evento permitiu aos participantes expandir suas redes de contatos, visando à colaboração em projetos. “O evento possibilitou meu contato com diversos investigadores que poderão contribuir para minha pesquisa de mestrado e para minha formação na área em que atuo, focada na cooperação internacional e na gestão de empresas. Por isso, digo que o maior ganho deste evento é a troca de experiências gerada e a rede de contatos que estabelecemos ao longo dos dias”, declarou Ana Nova, coordenadora do Departamento de Cooperação do Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência, de Moçambique. 

Na oportunidade, o ex-reitor do IFPR, Odacir Antonio  Zanatta, teve formalizado seu ingresso como membro honorário da RIAL, um reconhecimento dado devido à sua atuação como co-idealizador da Rede. “Esta Rede foi pensada para ser um espaço de articulação das instituições da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e já cresceu muito desde que a formalizamos em 2023. Destaco o fato de os encontros serem itinerantes, o que ajuda bastante nesta integração ao proporcionar conhecimento in loco das instituições de cada país parceiro.” 

Assinatura de Protocolos de Cooperação Técnica

O evento foi encerrado com a assinatura de 76 protocolos de Cooperação Técnica entre as instituições presentes. A ideia é fornecer um arcabouço legal para concretizar futuras parcerias no âmbito do intercâmbio de docentes e discentes, desenvolvimento conjunto de projetos, oferta de cursos e outras iniciativas.

O IFPR assinou termos com o Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique, com a Universidade Kimpa Vita, com o Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (ISFIC), com a Associação Fórum dos Académicos de Moçambique e com o Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ). Para o diretor de Relações Internacionais do IFPR e organizador do VI Simpósio, Daniel Bussolaro, o encontro foi bastante produtivo. “Durante esta semana pudemos conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nos países que compõem a RIAL, promover um intercâmbio cultural e científico entre os parceiros e discutir futuras parcerias a partir dos protocolos assinados”, enfatizou.

O encontro foi encerrado com uma visita técnica dos participantes à usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, 2ª maior do mundo e líder mundial em produção de energia limpa e renovável. 

Próxima edição

A próxima edição do Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia será realizada na Universidade São Tomé e Príncipe.

Texto e imagem: Comunicação Campus Foz do Iguaçu