IFPR é contemplado com 624 cotas de bolsas para os cursos de licenciatura por meio do PIBID – Instituto Federal do Paraná

PIBID

O IFPR participou do Edital Capes 10/2024 e foi classificado na 30ª posição em relação a todas as IES do Brasil. O edital diz respeito ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que é uma política da Formação de Professores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, realizado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de qualificar a formação de professores, por meio da inserção dos estudantes de licenciatura nas escolas de Educação Básica.

A partir do resultado obtido, o instituto foi contemplado com 624 cotas de bolsas, distribuídas entre as licenciaturas do IFPR. Isso significa que de novembro de 2024 a outubro de 2026 serão, 624 licenciandos em processo de formação, 75 professores da rede pública envolvidos diretamente como co-formadores, participando de processos de formação continuada. A atuação dos bolsistas licenciandos será em 75 turmas de estudantes da Educação Básica, contribuindo para mais qualidade nos processos de aprendizagens. Na média de 30 estudantes por turma nas escolas de Educação Básica, serão em torno de 2.250 estudantes participando do PIBID IFPR.

“O êxito da proposta do IFPR se deu por conta da articulação realizada para participação de todas as licenciaturas do IFPR e da qualidade dos objetivos e das atividades propostas conforme os objetivos do programa, a serem realizadas no âmbito das licenciaturas decorrentes: da história de participação da instituição no PIBID desde o ano de 2012, do comprometimentos dos professores, coordenadores de área e coordenadores de curso das Licenciaturas dos campi, na dedicação do coletivo de escrita do projeto e, principalmente pela metodologia participativa de organização e construção. Escrevemos e avaliamos internamente nossos textos, por meio de comissão de qualificação das propostas que fizeram sugestões e das trocas de leitura reescrita dos textos entre pares. A coordenação institucional e de gestão acompanhou e assessorou a escrita de todos os subprojetos, além de ter escrito o projeto institucional. Fizemos uma versão articulada às exigências do edital, alinhada à proposta político-pedagógica do IFPR, na perspectiva da educação e trabalho.” (Iara Aquino Henn – coordenadora Institucional)

Principais objetivos estabelecidos pela Capes para o PIBID

• Incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior e fortalecer os cursos de licenciatura das IES participantes;
  • Enriquecer a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  • Valorizar as escolas públicas de educação básica como espaço privilegiado dos processos de formação inicial para o magistério, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes;
  • Contribuir para a construção e a valorização da identidade profissional docente dos licenciandos;
  • Induzir a pesquisa, a extensão e a produção acadêmica, de modo colaborativo, com base no contexto escolar;
  • Contribuir para o aprimoramento de projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura das IES, a partir das experiências do PIBID;
  • Propiciar aos estudantes de licenciatura a vivência da cultura escolar e do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

Cadastro de Reserva

O IFPR também abriu no dia 17 de outubro de 2024, os editais n°148 e o edital n°149 para cadastro de reservas para o PIBID, visando atender discentes e docentes interessados no programa. O processo de inscrição será realizado em duas etapas: formulário e entrevista. Os link para os formulários de inscrição estão disponíveis nos editais, onde cada campi possui um formulário próprio.  As inscrições se encerram no dia 27 de outubro e o resultado final será divulgado no dia 7 de novembro.