IFPR e UTFPR enviam propostas de Doutorados Interinstitucionais para servidores – Instituto Federal do Paraná

IFPR e UTFPR enviam propostas de Doutorados Interinstitucionais para servidores

Imagem com fundo azul com a logo do IFPR e da UTFPR

O IFPR, por meio da Proeppi e da Diretoria de Pós-graduação, em parceria com a UTFPR, enviou duas propostas ao Capes, de Doutorados Interinstitucionais (DINTER) com vagas exclusivas para servidores do IFPR.

A primeira proposta é do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), com sede no campus Curitiba da UTFPR. A turma terá 20 vagas para servidores do IFPR e as aulas ocorrerão na sede da Reitoria, na Vila Oficinas. (processo 23411.019284/2023-76).

A segunda proposta é do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT), com sede no campus Ponta Grossa da UTFPR. A turma terá, a princípio, 8 vagas para servidores do IFPR e as aulas ocorrerão no campus Telêmaco Borba do IFPR. (processo 23411.019288/2023-54)

As propostas foram enviadas à Capes, alinhadas com o Edital 21/2023, “Chamada Pública para Envio de Proposta de Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior”. A previsão de aprovação é para o primeiro semestre de 2024, seleção dos estudantes até julho de 2024 e início das aulas no segundo semestre de 2024.

Oportunidade de qualificação

Os Doutorados Interinstitucionais (DINTER) são programas de pós-graduação stricto sensu, oferecidos em parceria entre duas ou mais instituições de ensino superior. O objetivo é oferecer oportunidades de qualificação profissional aos servidores de instituições públicas. As propostas enviadas pelo IFPR e pela UTFPR são uma oportunidade para os servidores das duas instituições se qualificarem em áreas estratégicas para a educação e a tecnologia.

O PPGTE, oferece uma formação interdisciplinar em tecnologia e sociedade, com foco nas relações entre tecnologia, cultura e sociedade. Já o PPGECT oferece uma formação em ensino de ciências e tecnologia, com foco na formação de professores e na pesquisa na área.