IFPR em Cascavel já é realidade – Instituto Federal do Paraná

IFPR em Cascavel já é realidade

Diversas autoridades e a comunidade em geral participaram da aula inaugural da Unidade Avançada de Cascavel do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O prefeito Edgar Bueno fez um agradecimento especial aos que lutaram pela instalação do Instituto na cidade. “Começamos com uma extensão de Foz do Iguaçu, mas se continuarmos assim vamos alcançar nossos objetivos que é a sede própria do Instituto, na zona norte da cidade. Vale a pena a união das pessoas”.

Inicialmente as aulas serão ministradas na Escola Municipal Aníbal Lopes da Silva, no bairro Floresta. Já o antigo Caom/Portal do Sol terá parte das salas adaptadas para a oficina do curso de Auxiliar em Carpintaria para Engenharia Civil, o primeiro a ser ofertado. “Estamos concluindo o processo de licitação que autoriza a reforma para adaptação das salas de aula do Caom”, confirmou a secretária de Educação, Maristela Becker Miranda.

O aluno Alessandro Grossi Niciori disse que a expectativa é grande. “Eu busquei me aperfeiçoar e acredito que fazendo o curso de Auxiliar de Carpintaria vou atingir meus objetivos. Estou muito feliz e aguardo ansioso pelas aulas”. Sobre a vinda de novos cursos para o IFPR de Cascavel, o diretor do IFPR de Foz do Iguaçu, professor Luiz Carlos Eckstein, adiantou que há previsão para abertura de novas vagas. “Estamos fazendo um levantamento sobre as necessidades profissionais em Cascavel”, completou.

Curso Auxiliar em Carpintaria

O curso de Auxiliar em Carpintaria tem duração de dois anos e foi aberto na modalidade FIC-Proeja (Formação Inicial e Continuada) do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica para Jovens e Adultos.
O coordenador do Núcleo Multissetorial da Região Norte de Cascavel, Leozir Schimidt, informa que o curso atende a um segmento com demanda crescente por mão de obra. “A área da construção civil é uma das que mais crescem atualmente e formar trabalhadores para esse setor é indispensável”, afirma, animado com as transformações que o IFPR trará para os bairros da região Norte, para Cascavel e para as cidades vizinhas.

Inicialmente os alunos terão acesso aos conteúdos teóricos de disciplinas clássicas, como português e matemática. Eles terão contato também com treinamentos na área de informática e aos poucos serão acrescentadas à formação as aulas práticas específicas à função do auxiliar de carpintaria.