IFPR inicia implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) – Instituto Federal do Paraná

Sistemas Institucionais

IFPR inicia implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)

O IFPR aderiu e está implantando o Suap (Sistema Unificado de Administração Pública), software de gestão administrativa desenvolvido pelo IFRN e utilizado por mais de 50 instituições públicas de todo o país.

O Suap é estruturado em módulos, por meio dos quais podem ser geridos processos e recursos relacionados à Gestão de Pessoas, Ensino, Controle Patrimonial, Almoxarifado, Planejamento, Extensão, Protocolo, entre outros.

No IFPR, já foi instalado o módulo de Gestão de Pessoas. Também já foram iniciados os procedimentos para a implantação do módulo de Ensino, por meio do qual serão geridos os processos e recursos relacionados às questões acadêmicas, do ingresso de estudantes à emissão de certificados e diplomas, por exemplo.

As matrículas dos estudantes que entrarem no Instituto no ano de 2023 já serão realizadas por meio do sistema. Por esse motivo, equipes da Proens e dos campi têm participado de treinamentos e capacitações.

No módulo de Ensino do Suap, as avaliações são lançadas por nota.

Abrangência

O reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paulo Tetuo Yamamoto, falam sobre as expectativas e possibilidades trazidas pela adoção do Sistema:

Suap

O Suap é um sistema desenvolvido pela equipe de TI do IFRN e, atualmente, possui cerca de 235 mil usuários diários. Todos os seus módulos são construídos a partir da perspectiva de uma instituição multi-campi – por esse motivo, cada vez mais institutos federais tem aderido ao sistema.

As tecnologias utilizadas são Python, Django, PostgreSQL, Apache, NGINX, Gunicorn e JQuery.

O sistema encontra-se em desenvolvimento e está sempre recebendo atualizações, adição de funcionalidades, melhorias de funcionalidades existentes e criação de novos módulos para atendimentos a processos ainda não informatizados.

Conheça os módulos disponíveis no Suap na página Suap: Documentação (IFRN).

Com informações do IFRN.