IFPR integra Fórum Estadual de Educação – Instituto Federal do Paraná

IFPR integra Fórum Estadual de Educação

O Instituto Federal do Paraná é uma das instituições que compõem o Fórum Estadual de Educação. De caráter permanente, o colegiado tem, neste momento, a tarefa prioritária de coordenar as ações de mobilização e acompanhamento da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Senado Federal, bem como coordenar todo o processo de preparação, realização e desdobramentos das Conferências Municipais e Estadual de Educação que deverão ocorrer durante este ano como fase preparatória para a CONAE 2014.

O Fórum Estadual de Educação (FEE) é um órgão de Estado, instituído a partir de Portaria Secretarial (SEED), em consonância com a Portaria Ministerial (MEC) nº 1.407/2010, a qual instituiu o Fórum Nacional de Educação. Os fóruns são espaços inéditos de interlocução entre os governos e sociedade civil e também são fruto de processo histórico de mobilização da comunidade educacional do país, que culminou na realização da Conferência Nacional de Educação – CONAE em março de 2010.

A composição do FEE segue orientação da Portaria Ministerial e o IFPR tem assento garantido como representante do segmento de gestores da educação profissional e tecnológica.

O Fórum Estadual de Educação foi instituído no final de fevereiro em solenidade realizada na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Participaram do evento dezenas de autoridades, que salientaram a importância deste momento no cenário educacional brasileiro.

Após a solenidade de instalação do FEE, deu-se início à primeira reunião de trabalho do Fórum, ao longo do dia, ocasião em que foi discutida e construída uma proposta de Regimento Interno que será apreciada e votada na próxima reunião marcada para o dia 18 deste mês.

Conferência Livre
Na última sexta (1), o Fórum promoveu a Primeira Conferência Livre de Educação”. O foco foi a promoção dos debates preparatórios às conferências municipais, intermunicipais, estadual e nacional de Educação para o Fórum Nacional de Educação (Conae-2014).

Informações: Câmpus Campo Largo do IFPR e UFPR