IFPR integra Programa “Qualifica Paraná” – Instituto Federal do Paraná

IFPR integra Programa “Qualifica Paraná”

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma das instituições que fazem parte do “Programa Qualifica Paraná”, lançado nesta quarta-feira (22) pelo Governo do Estado. O Instituto abrirá, logo no início do mês de julho, o curso de “Gestão de Direção e de Produtos em Economia Solidária”, uma das ações do Plano Territorial de Qualificação dos Trabalhadores do Estado do Paraná (Planteq). As aulas serão ministradas com apoio dos câmpus Curitiba, Umuarama e Foz do Iguaçu.

O IFPR ainda participará do Qualifica Paraná certificando saberes adquiridos em processos formais e não formais de ensino-aprendizagem, por meio da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific) e enquanto instituição acreditora das instituições privadas que ofertarão cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como público-alvo trabalhadores e beneficiários de programas federais (bolsa família, seguro desemprego, entre outros) e estudantes do ensino regular matriculados no ensino médio.

Durante cerimônia realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, também firmou contratos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e a Fundação de Ensino Técnico de Londrina (Funtel).

Planteq

O Planteq tem o objetivo de construir um plano de formação profissional que dialogue com a realidade local e que supra as carências de capacitação técnica, inicialmente na Área de Economia Solidária. O curso a ser ofertado pelo IFPR terá duração de 200 horas aula. Ao todo, serão 288 vagas. As aulas serão ministradas em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhão e Reserva do Iguaçu; Boa Ventura de São Roque, Palmital, Laranjal e Goioxim; Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Bonito, Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Laranjeiras do Sul e Marquinho.

Parcerias

“Para nós do IFPR, além de um privilégio, é um dever institucional fazer parte deste Programa”, destacou, durante a cerimônia, o reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo. “Temos certeza de que, em breve, realizaremos formaturas de trabalhadores que receberam qualificação ou que tiveram seus conhecimentos e habilidades certificados nas áreas de Construção Civil, Turismo e Hospitalidade”, afirmou.

O governador Beto Richa salientou que a economia paranaense vive um bom momento. Por isso, segundo ele, é fundamental que haja ainda mais investimento na qualificação profissional: “Hoje cerca de 70 grandes empresas estudam se estabelecer no nosso estado, o que gerará mais oportunidades de trabalho e deixará evidente a necessidade de qualificação dos trabalhadores”, disse.

“Não podemos esquecer que qualificação profissional significa emprego de qualidade e, consequentemente, melhores salários”, comentou o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli. “Nesse sentido, é fundamental a atuação de instituições como o IFPR”, afirmou, ao explicar que a certificação de competências será realizada em todos os câmpus do Instituto e também nas agências do trabalhador.

A participação do IFPR no Planteq poderá servir de modelo para outras ações realizadas em conjunto com a SETP/Governo do Paraná.

Confira as cidades que participarão do Programa:

– Câmpus Curitiba: Fazenda Rio Grande, Curitiba – Vila Osternack, Pinhão e Reserva do Iguaçu;
– Câmpus Umuarama/Assis:  Iretama, Roncador, Boa Ventura de São Roque, Palmital, Laranjal e Goioxim;
– Câmpus Foz do Iguaçu/Cascavel: Campo Bonito, Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Laranjeiras do Sul e Marquinho.