IFPR irá apresentar futuras instalações da unidade em Astorga – Instituto Federal do Paraná

IFPR irá apresentar futuras instalações da unidade em Astorga

Nesta segunda-feira, dia 01 de outubro, o reitor do Instituto Federal do Paraná, professor Irineu Mario Colombo estará em Astorga apresentando o plano diretor da futura unidade educacional a ser instalada no município. O plano diretor é o documento que estabelece o planejamento de utilização da infraestrutura visando excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão para as novas unidades do IFPR. A apresentação será realizada pelo reitor, em conjunto com o presidente da Comissão do Plano Diretor, José Nivaldo Balbino, às 14h30, no Centro Cultural Edith Paulino Cabral Krauss.

A unidade educacional do Instituto Federal do Paraná em Astorga será construída na PR-454, próximo ao acesso da Avenida Doutor José Soares de Azevedo. O terreno tem aproximadamente 51 mil m². De acordo com o plano diretor, na primeira etapa de construção, está previsto um bloco, o administrativo e biblioteca com aproximadamente 3.050m² e composto por dois andares. Para o térreo está previsto: biblioteca (486 m²), área de exposições, sala de aula multiuso, espaço de convivência (pátio coberto) e secretaria de assistência aos alunos. Já no andar superior, haverá área para o setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores. Esta etapa também contempla um estacionamento com aproximadamente 62 vagas e previsão de finalização para 2014.

Esta primeira etapa já está com o processo de licitação iniciado desde o dia 21 de setembro, com a publicação do edital de concorrência 012/2012 em Diário Oficial da União. A unidade educacional de Astorga está contemplada no lote 03, que também abrange as cidades de Goioerê, Umuarama e Paranavaí.

Próximas etapas

A etapa seguinte contempla a construção de um bloco didático com 3.500m². Este edital, a ser lançado em 2013, será de 12 salas de aula, salas de videoconferência e 6 laboratórios, divididos entre o térreo e o andar superior.