IFPR lança Chamada Interna para pré-seleção de estudantes que concorrerão a bolsas de estudo no Canadá
Publicado em
Seleção é requisito para inscrição no Programa Ciência Sem Fronteiras e destina-se a estudantes dos cursos superiores de tecnologia da instituição
O IFPR lançou, na tarde desta sexta-feira (20), a Chamada Interna 01/2012, que abre o período de inscrições para a pré-seleção dos estudantes que vão concorrer a bolsas de estudo em instituições de ensino superior do Canadá. O benefício, também conhecido como bolsa-sanduiche, faz parte do Programa Ciência Sem Fronteiras, projeto que busca promover a consolidação da ciência e tecnologia brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O programa é fruto do esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Antes destinada apenas aos estudantes ligados aos programas de mestrado e doutorado, as bolsas-sanduiche, que permitem que parte do curso seja realizado no exterior, passam a ser oferecidas também à graduação. “Nosso objetivo é dar todo o apoio necessário para que nossos estudantes sejam selecionados, promovendo, dessa forma, a educação sem fronteiras, uma das premissas do trabalho do Instituto Federal”, afirma o Professor Frederico Fonseca da Silva, Coordenador do programa no IFPR.
As inscrições no Programa Ciências Sem Fronteiras e o envio de documentos (histórico escolar do curso com índice acadêmico e comprovante do teste de proficiência nas línguas inglesa ou francesa) devem ser realizados até o dia 17 de fevereiro, no site do programa (www.cienciasemfronteiras.gov.br).
Pré-seleção
Os estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia do IFPR interessados em concorrer a uma das bolsas devem realizar suas inscrições na Pré-seleção até o dia 06 de fevereiro. É necessário que o candidato envie a ficha de inscrição (Anexo II da Chamada Interna 01/2012) devidamente preenchida, além de cópias digitalizadas da carteira de identidade, CPF, histórico escolar e a declaração (Anexo III da Chamada Interna 01/2012) para o e-mail frederico.silva@ifpr.edu.br. Os documentos podem, também, ser entregues diretamente no Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino (Rua João Negrão, 1285, 2º andar. Bairro Rebouças. Curitiba-Paraná).
O candidato não precisa aguardar o resultado da pré-seleção para efetuar a sua inscrição no site do Programa Ciência sem Fronteiras. No entanto, somente serão homologadas, no sistema do Programa Ciência sem Fronteiras, pela Pró-Reitoria de Ensino, as inscrições dos alunos pré-selecionados pela Chamada Interna 01/2012.
Os pré-requisitos para participar da pré-seleção podem ser consultados nos itens 3 e 6 da Chamada Interna 01/2012. Os resultados da pré-seleção serão divulgados no dia 07 de fevereiro, no site do IFPR.
Bolsas
Ao todo, serão concedidas até 500 bolsas para estudantes de cursos superiores de tecnologia de todo país. A permanência do estudante selecionado nas instituições de ensino canadenses será custeada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras pelo período de 12 meses, sendo sendo 3 meses destinados para aperfeiçoamento no idioma do país de destino (inglês ou francês), 6 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até 3 meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria instituição de ensino. O programa também arcará com as despesas referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pela instituição de ensino canadenses.
Além disso, serão concedidos aos estudantes selecionados o valor de US$ 300 mensais, para as despesas pessoais; auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta para o translado Brasil/Canadá/Brasil e auxílio instalação, no valor de U$$ 870.00
A concessão da bolsa de estudo ao candidato selecionado estará condicionada à prévia assinatura de Termo de Compromisso, que estabelece as seguintes obrigações:
a) dedicar-se integralmente às atividades-fim durante o período dos estudos;
b) retornar ao Brasil no prazo máximo de 30 dias a contar da conclusão do período de validade da bolsa de estudo, para concluir seu curso de graduação;
c) ressarcir o governo brasileiro de todo o investimento feito em sua formação, na eventualidade de ocorrência de desistência do curso, salvo em caso fortuito ou força maior ou anulação do ato de concessão, desde que previamente solicitado e aprovado pelo programa Ciência sem Fronteiras.
O resultado final contendo o nome estudantes aprovados será divulgado no dia 17 de abril de 2012. As aulas no Canadá iniciam no mês de setembro.