IFPR lança edital para seleção de candidatos que desejam prestar o Duolingo English Test – Instituto Federal do Paraná

internacionalização

A Diretoria de Relações Internacionais (Drint) e o Centro de Línguas do Instituto Federal do Paraná (Celif) divulgaram nesta sexta-feira (30), o Edital nº 67, que abre processo seletivo simplificado para estudantes e servidores interessados em prestar o Duolingo English Test (DET). O teste de proficiência em Língua Inglesa será oferecido de forma gratuita e tem como objetivo fortalecer as iniciativas de internacionalização do instituto.

O Duolingo English Test é um exame, reconhecido internacionalmente, que avalia habilidades de leitura, escrita, escuta e fala em inglês. A prova será realizada online, com os candidatos classificados utilizando os laboratórios de informática dos campi do IFPR.

Vagas e Inscrições

Serão ofertadas 40 vagas, distribuídas entre estudantes dos cursos técnicos, graduação, pós-graduação, e servidores docentes e técnicos administrativos, sendo 30 vagas para estudantes e 10 para servidores. O processo é voltado para aqueles que necessitam do teste para candidaturas em cursos no exterior ou programas de pós-graduação, bem como para quem deseja aprimorar suas habilidades em Língua Inglesa.

Para participar, os candidatos devem estar vinculados ao IFPR, seja como estudante ou servidor. As inscrições vão de 30 de agosto a 4 de outubro de 2024, por meio do formulário eletrônico. Entre os documentos exigidos para os candidatos estão o histórico escolar para estudantes e a ficha funcional para servidores, além de uma justificativa para a inscrição.

Processo Seletivo

O processo seletivo será dividido em duas etapas: análise de documentos e avaliação das candidaturas. Os critérios de seleção incluem a necessidade de realização do teste, proximidade da realização de cursos no exterior, tempo de vínculo com o IFPR, rendimento acadêmico e vulnerabilidade socioeconômica, no caso dos estudantes.

O resultado final será publicado em ordem decrescente de classificação, e os candidatos terão a oportunidade de interpor recursos em diferentes fases do processo, conforme previsto no edital.

O Duolingo English Test é um exame adaptativo e informatizado, reconhecido internacionalmente, que avalia habilidades de leitura, escrita, escuta e fala em inglês. A prova será realizada online, com os candidatos classificados utilizando os laboratórios de informática dos campi do IFPR.