IFPR lança Plano Diretor do câmpus Jaguariaíva na segunda-feira (26) – Instituto Federal do Paraná

IFPR lança Plano Diretor do câmpus Jaguariaíva na segunda-feira (26)

A construção do câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no município de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, aproximadamente 230 km de Curitiba, encontra-se cada vez mais perto de se tornar realidade. Na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, representantes da instituição reúnem-se com autoridades municipais e com integrantes da comunidade em geral para o lançamento do Plano Diretor, documento que estabelece o planejamento de utilização da infraestrutura visando excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão para as novas unidades do IFPR. A apresentação será realizada às 14 horas, no Clube Recreativo Municipal Dona Elvira Puglieli Xavier (Rua Prefeito Aldo Sampaio Ribas, Bairro Cidade Alta). O evento contará com a presença do Reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo.

A sede do IFPR em Jaguariaíva será construída em um terreno de aproximadamente 72,5 mil m², localizado no km 213 da Rodovia PR-151. O imóvel foi doado pela Prefeitura Municipal, em evento realizado no Plenário da Câmara Municipal, no dia 9 de abril de 2012, como contrapartida para a instalação da unidade do IFPR pelo Governo Federal na localidade.

Uma das próximas etapas para a instalação do Câmpus Jaguariaíva, anunciada em 16 de agosto de 2011, no contexto da terceira fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, é a finalização das pesquisas realizadas junto a comunidade (empresários, educadores e estudantes) do município para identificar os cursos técnicos e superior que atendem ao arranjo produtivo e a expectativa da população local e serão ofertados na unidade.

Jaguariaíva é um dos sete novos câmpus do IFPR a serem inaugurados até o ano de 2014, no contexto da ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada pela presidenta Dilma Roussef. As outras seis unidades serão instaladas em Pitanga, Cascavel, União da Vitória, Pinhais, Colombo e Capanema.

Expansão do IFPR

Em setembro de 2012 foi lançado edital (nº 12/2012) para a construção de 18 novos blocos administrativos e biblioteca em diversas regiões do Paraná. Serão investidos cerca de R$ 71 milhões na construção de prédios tanto em novos câmpus – previstos na terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica anunciada pelo Governo Federal em agosto de 2011 – quanto na consolidação de unidades já existentes. Dentre os municípios contemplados, está Jaguariaíva.

De acordo com o plano diretor, nesta primeira fase, estes prédios são blocos administrativos, compostos por dois andares. Para o térreo estão previstos: biblioteca (486 m²), área de exposições, sala de aula multiuso, espaço de convivência (pátio coberto), secretaria de assistência aos alunos. Para o andar superior, haverá área para o setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores. Em Jaguariaíva, este bloco terá aproximadamente 2,8 mil m² e ainda um estacionamento com aproximadamente 110 vagas. Esta etapa de obras no IFPR será finalizada até 2014.

Estão previstas novas etapas para construção de blocos didáticos, laboratórios, de refeitório e manutenção para as unidades. O próximo edital, a ser lançado em 2013, contempla o bloco didático. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, que desenvolve o plano diretor, estes novos blocos terão 12 salas de aula, salas de videoconferência e 6 laboratórios, divididos entre o térreo e o andar superior.