IFPR participa da 1ª Reunião Ordinária de 2024 do Fórum de Planejamento e Administração do CONIF – Instituto Federal do Paraná

Conif

Durante os dias 02 a 04 de abril ocorreu em Brasília a 1ª Reunião Ordinária de 2024 do Fórum de Planejamento e Administração (Forplan) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Representando o IFPR estiveram presentes o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, José Barbosa Dias Júnior, a Diretora de Planejamento e Controle Orçamentário, Alessandra Mariquito, e a Pró-reitora de Administração, Dayane de Oliveira Gomes.

No primeiro dia do evento, os representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Marcelo Bregagnolli, Diretor de Desenvolvimento, e Carlos Roberto Cavalcante, Coordenador Geral de Planejamento e Gestão, abordaram temas fundamentais como o do orçamento de investimento para obras de infraestrutura da Rede Federal, incluindo os projetos de implantação dos novos campi e de consolidação das unidades em funcionamento.

Também foram abordados como temas a recomposição orçamentária do exercício de 2024, a liberação de limites orçamentários e financeiros, além de receitas e emendas parlamentares. Participaram do encontro Adalton Rocha de Matos, Subsecretário de Planejamento e Orçamento, e Ana Karina da Silva Santos Koga, Coordenadora Geral de Orçamento, ambos da Secretaria de Planejamento e Orçamento (SPO/MEC). Também participante do evento, a Coordenadora Geral de Desenvolvimento de Pessoas da SETEC/MEC, Silvilene Souza da Silva, abordou temas como a contratação de pessoal para atendimento especializado a estudantes e propostas em andamento para alterações na legislação de pessoal.

O evento também incluiu o diálogo sobre licitações na área de comunicação pública com a participação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR) e debates do pleno sobre os trabalhos dos grupos, modelos e experiências bem sucedidas da Rede Federal.

O fechamento dos encontros contou com a presença do Secretário Executivo do CONIF, Alexandre Bahia, que destacou o papel do Conselho como agente de construção de políticas públicas e de articulação de Relações Institucionais.

O encontro, marcado pelo diálogo e pela troca de conhecimentos, reafirmou o compromisso das áreas de planejamento e administração dos institutos federais com o constante aprimoramento, consolidação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.