IFPR promove série de capacitações para a utilização do Módulo Ensino do Suap – Instituto Federal do Paraná

IFPR promove série de capacitações para a utilização do Módulo Ensino do Suap

A partir de 2024, toda a gestão acadêmica do IFPR será realizada por meio do Suap.

O IFPR promove, a partir desta quarta (11), uma série de encontros de capacitação voltados à utilização do Módulo de Ensino do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). As capacitações são voltadas a gestores e servidores do Instituto e têm como objetivo capacitar os usuários que utilizarão o módulo de Ensino do sistema.

A partir do ano letivo de 2024, a matrícula de novos estudantes e as demais ações de gestão pedagógica do IFPR serão realizadas por meio do Suap.

A abertura desta série de capacitações será realizada nesta quarta (11), às 10h30, em evento online que reunirá diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão e coordenadores de Ensino.

A formação é uma oportunidade para os servidores se familiarizarem com o Módulo de Ensino do Suap e irem se preparando para a plena utilização do sistema ao longo do ano letivo de 2024.

Cronograma das capacitações

A formação será realizada em etapas, conforme o cronograma a seguir

• 11/10/2023 – 1ª etapa para as Secretarias Acadêmicas dos campi;
  • 20/10/2023 – 2ª etapa para as Secretarias Acadêmicas dos campi;
  • 27/10/2023 – 3ª etapa para as Secretarias Acadêmicas dos campi;
  • 14 e 16/11/2023 – Formação para Diepex, Coens e Multiplicadores nos campi;
  • 22 e 23/11/2023 – Formação com servidoras(es) das Sepaes/Sens e CNapne;
  • 04/12/2023 – Formação com servidoras(es) das Seções de Estágio e Coens;
  • 06/12/2023 – Formação com servidoras(es) da Copex e Cope.

Os links serão enviados aos participantes pela Proens.

Consolidação das turmas de 2023

De acordo com a Proens, todas as turmas vigentes de 2023 devem ser consolidadas, conforme calendário acadêmico, no SIGAA e demais sistemas de gestão acadêmica.

Saiba como usar o Suap

Servidor (a) do IFPR, para acessar o Suap no IFPR pela primeira vez, basta entrar em suap.ifpr.edu.br e inserir o número do seu siape como login e a senha do seu e-mail como senha de acesso. É possível alterar a senha posteriormente. Caso o sistema não reconheça sua senha, faça a recuperação de senha, que será enviada para o e-mail pessoal cadastrado no Siape.

Funcionalidades do Sistema

Desenvolvido pelo IFRN, o Suap é um sistema de gestão acadêmica e administrativa utilizado por diversas instituições de ensino brasileiras e já está em funcionamento no IFPR.

Veja, nesta matéria, algumas das principais funcionalidades do sistema: