IFPR recebe instalações do UNICS em Palmas – Instituto Federal do Paraná

IFPR recebe instalações do UNICS em Palmas

Na última quarta, 17, o governador Roberto Requião e o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinaram em Palmas a instalação oficial do Instituto Federal do Paraná “Centro Tecnológico D. Agostinho Sartori”, na estrutura do Centro Universitário Católico do Sudoeste (Unics). O Governo desapropriou e adquiriu as instalações do Unics, que passa a ser uma instituição federal.“O Paraná há muito tempo sentia falta da participação do Governo Federal no ensino superior. O Paraná tem o maior número de universidades estaduais, mas estamos mudando isso com o Governo Lula, instalando um campus que beneficia toda região”, afirmou o governador.

A medida atende imediatamente cerca de 1.300 alunos que já estudavam na instituição e será um dos maiores campus do país. Para o ministro da Educação este é um momento histórico na educação profissional do Brasil. “Teremos 214 novas unidades em todo país.” Fernando Haddad disse ainda que acredita que nunca houve uma sintonia tão forte entre os governos na política de educação como ocorre com o Paraná. “É preciso afirmar que estamos resgatando um dívida histórica da União com o Governo do Estado, que sempre investiu muito no ensino superior e profissionalizante”, destacou.

Durante a cerimônia a nova diretora do Campus Palmas do IFPR, Zita Castro Machado, foi empossada e inicia imediatamente os trabalhos para preparar o início das aulas, que deve acontecer em maio. “Nosso objetivo é trabalhar com a comunidade de Palmas, para que nos tornemos uma instituição completa, que através da gestão educacional, permite o desenvolvimento econômico de social da comunidade e região”, afirma.

Para o reitor do IFPR, Alipio Leal, o momento é de comemoração. “Esta é uma solução inédita no país, pois uma unidade de ensino privado jamais foi federalizada antes. Sabemos que a transição não será fácil, mas será de extrema importâncias para toda a região. Este será o maior campus do IFPR no Paraná e um dos maiores do Brasil e este projeto só foi possível através do apoio dos governo estadual e federal” destaca Leal. O reitor conta ainda que desde que a possibilidade de federalizar Palmas chegou ao IFPR, nenhum esforço foi medido. “Nós não poderíamos virar as costas para um chamado da sociedade.”
ESTRUTURA – Localizado na região central de Palmas, o Campus Palmas do IFPR tem 17 mil metros quadrados de área construída em 70 hectares. A instituição possui biblioteca, 20 laboratórios, ginásio poliesportivo, centro de ginástica olímpica e piscina aquecida. Para aquisição desta estrutura, o Governo do Estado ofereceu contrapartida de R$ 14 milhões.

Para o bispo Dom Agostinho José Sartori, a solução encontrada foi a melhor possível. “Foi a forma que encontramos para que não deixássemos nossos jovens sem uma formação superior de qualidade”, ressaltou.

Para o prefeito Hilário Andraschko, a obra de D. Agostinho ajudou a consolidar o Sudoeste como pólo da educação. A instalação do novo campus contou ainda com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, do chefe de Gabinete do governador Roberto Requião, Carlos Moreira, dos deputados federais Ângelo Vanhoni, Airton Roveda e Rodrigo Rocha Loures; do senador Flávio Arns, do deputado estadual Antônio Anibelli, do secretário da Ciência e Tecnologia, Jairo Queiroz; do presidente do CPEA, D. José Antônio Peruso.