IFPR recebe mais de 650 propostas em editais de fomento à Extensão, Pesquisa e Inovação – Instituto Federal do Paraná

EXTENSÃO PESQUISA E INOVAÇÃO

Com o objetivo de oferecer apoio para o desenvolvimento de projetos nos campi do IFPR, anualmente a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação lança editais para a submissão de propostas que receberão fomento interno.

Neste ano de 2023, foram mais de 650 ações propostas entre extensão, pesquisa e inovação.

Em decorrência da pandemia de covid-19, muitos projetos desenvolvidos em anos anteriores não puderam ser realizados ou precisaram passar por adequações para viabilizar a realização por meio de atividades remotas. O retorno seguro às atividades presenciais no IFPR possibilitou que novos projetos surgissem, bem como ações interrompidas ganhassem continuidade, garantindo oportunidades e experiências aos alunos da instituição.

Ações de extensão, pesquisa e inovação permitem que estudantes participem de novas experiências e contribuam para a transformação da instituição de ensino e da comunidade.

Todas as ações devem contar com a participação de estudantes, que podem atuar como bolsistas, complementando a sua formação acadêmica com atividades para além da sala de aula.

O envio de propostas aos editais de fomento é uma oportunidade também para os coordenadores dos projetos (que devem ser servidores da instituição) realizarem ações de extensão, pesquisa e inovação com auxílio financeiro para a aquisição de materiais e serviços necessários, além das bolsas estudantis.

Permanência e êxito com estudantes protagonistas

A participação dos discentes oportuniza que vivenciem novas experiências acadêmicas, desenvolvam habilidades e contribuam com a transformação da instituição de ensino e da comunidade ao seu entorno, propondo a solução de problemas reais.

Flávio de Souza Júnyor, egresso do Campus Umuarama, em entrevista publicada à Revista Difusão, ressaltou que a pesquisa e a extensão foram essenciais para o seu desenvolvimento. “A pesquisa, por si só, contribui para o desenvolvimento de um caráter crítico-pensante. Além disso, fazer contato com a extensão foi de suma importância para o desenvolvimento de um caráter social, o qual sempre busca uma finalidade das coisas para aplicabilidade na sociedade.”

Flávio obteve o total de 13 premiações, artigos publicados em periódicos, livro publicado e diversos trabalhos apresentados em congressos e eventos científicos. Chegou ao IFPR aos 14 anos de idade e hoje é um extensionista e pesquisador.

Além disso, ainda conseguiu realizar um sonho, ser aprovado em 8 universidades para o curso de Medicina. Atualmente Flavio é aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flávio de Souza Júnyor, egresso do IFPR Campus Umuarama