IFPR recebe terceira carta patente por inovação em construção civil – Instituto Federal do Paraná

inovação

IFPR recebe terceira carta patente por inovação em construção civil

illustração com uma lâmpada estilizada que é também o símbolo da agência de inovação do IFPR
A patente reforça a reputação do IFPR como centro de excelência no ensino, pesquisa e aplicação prática do conhecimento

O IFPR recebeu, nesta semana, a terceira carta patente de invenção expedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A novidade é um molde para a fabricação de tijolos de encaixe que permite a passagem de tubulações, fiações ou cabeamentos elétricos nas direções horizontal e vertical.

O invento foi desenvolvido por três estudantes do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial do campus Paranaguá: Rafael Rogora Kawano, Everaldo Petenusso de Oliveira e Jhonata Conrad de Castro. A invenção teve origem como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes e foi orientada pelo professor Ricardo Luiz de Oliveira.

O molde é feito de plástico e possui um sistema de encaixe que permite a construção de paredes com passagem para as tubulações e fiações de forma rápida e fácil. Além de facilitar as instalações hidráulicas e elétricas, a inovação também pode contribuir para a redução dos custos com obras de construção civil.

A carta patente, expedida pelo INPI e tem validade de 20 anos. A concessão da patente é um reconhecimento ao trabalho dos inventores e à instituição, que tem se destacado na produção de conhecimento inovador.

Benefícios da inovação

A inovação desenvolvida pelos estudantes do IFPR traz uma série de benefícios para a construção civil. Entre eles, destacam-se:

• Facilidade de instalação: o molde permite a construção de paredes com passagem para as tubulações e fiações de forma rápida e fácil, sem a necessidade de cortes ou adaptações.
  • Redução de custos: a inovação pode contribuir para a redução dos custos com obras de construção civil, pois elimina a necessidade de mão de obra especializada para a instalação das tubulações e fiações.
  • Melhor qualidade das instalações: o sistema de encaixe do molde garante a precisão e a qualidade das instalações hidráulicas e elétricas.