IFPR se prepara para a verticalização dos cursos técnicos e de graduação – Instituto Federal do Paraná

IFPR se prepara para a verticalização dos cursos técnicos e de graduação

Servidores do IFPR participaram de capacitação para a elaboração de projetos pedagógicos de verticalização de cursos de educação técnica de nível médio e de graduação, do mesmo eixo tecnológico, por itinerário formativo profissional.

O objetivo do projeto é dar visibilidade ao direito dos estudantes de aproveitamento dos conhecimentos adquiridos na educação profissional e tecnológica e, ao mesmo tempo, criar possibilidades para o reconhecimento do conhecimento desenvolvido nos cursos técnicos de nível médio no ensino superior.

Agora, a Proens pretende replicar a formação no IFPR, em conjunto com os colegiados de curso interessados, a fim de construir processos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelos estudantes nos cursos em nível médio por meio de propostas pedagógicas que permitam a verticalização. O projeto será apresentado pela Pró-Reitoria de Ensino na instituição, contribuindo para o aprimoramento da formação técnica e tecnológica no IFPR.

O Curso Verticaliza, realizado em abril, foi promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação em parceria com o Instituto Federal de São Paulo.