IFPR seleciona servidores da rede federal de EPT para vagas de tutor presencial – Instituto Federal do Paraná

IFPR seleciona servidores da rede federal de EPT para vagas de tutor presencial

Na tarde de terça-feira (11), a Diretoria de Educação à Distância do IFPR publicou o Edital 091/2013, que abre processo de seleção de servidores da rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para atuarem como professores tutores presenciais no Curso de Especialização em Propriedade Intelectual e Inovação. O curso será oferecido na modalidade à distância a todas as instituições que formam a rede federal de EPT e também ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Os tutores serão remunerados por meio de bolsa e-TEC no valor de R$ 1100, por uma jornada de trabalho semanal de 20 horas.

Para candidatar-se as vagas, é necessário que o servidor tenha, minimamente, pós-graduação Lato Sensu e experíência de um ano de docência. Além disso, é necessário que o servidor tenha disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação às atividades do curso.

As inscrições estarão abertas de 11 a 18 de junho de 2013, e devem ser feitas na pró-reitoria da área de Inovação da instituição a que o interessado está vinculado. O servidor deve enviar a ficha de inscrição (Anexo 2 do Edital 091/2013) e o Currículo Lattes para o e-mail da unidade. As inscrições são gratuitas.

O processo de seleção de tutores será descentralizado para cada instituição parceira que deverá, por portaria própria, instituir uma subcomissão de seleção. A subcomissão deverá ser constituída por três servidores de cada Instituição integrante do projeto, preferencialmente o pelo Coordenador Local do curso; um servidor designado pela Pró-Reitoria atuante na área de Inovação; e, um servidor designado pela Coordenação Geral de EAD da Instituição. A seleção será realizada a partir da análise do Currículo Lattes.

Informações sobre os locais que oferecem as vagas estão disponíveis no Anexo 1 do Edital 091/2013.

Das atribuições dos tutores presenciais

a) Atuar no polo de apoio presencial do câmpus para o qual foi selecionado.
b) Auxiliar no desenvolvimento de atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica do câmpus no qual o polo de apoio presencial em que atuará está situado.
c) Exercer as atividades típicas de tutoria presencial.
d) Assistir os alunos nas atividades do Curso.
e) Acompanhar as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
f) Coordenar as atividades presenciais.
g) Acompanhar os alunos junto às avaliações das disciplinas de acordo com as orientações pedagógicas da Coordenação do Curso IFPR.
h) Elaborar os relatórios de regularidade dos alunos.
i) Elaborar e enviar relatório de frequência dos alunos ao Coordenador Local de Curso até cinco dias após o término da disciplina.
j) Enviar à Coordenação Local de Curso relatório mensal das atividades desenvolvidas até o antepenúltimo dia útil de cada mês.
k) Disseminar a cultura da propriedade intelectual e inovação em sua Instituição.
l) Contribuir na implementação dos NITs.
m) Executar outras atividades pertinentes à tutoria presencial, quando solicitadas pela Coordenação Local do Curso ou pela Coordenação do Curso IFPR.