Imóvel do Campus Palmas será doado ao IFPR; CCJ avalia Projeto nesta terça (12) – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Imóvel do Campus Palmas será doado ao IFPR; CCJ avalia Projeto nesta terça (12)

Publicado em

Copiado!

O Governo do Estado irá doar o imóvel onde está instalado o Campus Palmas para o Instituto Federal do Paraná. O projeto de Lei que formaliza a doação já tramita na Assembleia Legislativa (Alep). Nesta terça-feira (12) a constitucionalidade do projeto será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep. Na sequência, outras Comissões avaliarão o projeto, antes de ser votado em Plenário.

Na sessão de segunda-feira (11) a Mensagem do Projeto (texto enviado pelo governador Beto Richa que apresenta e explica o Projeto) foi lida em Plenário.

A estrutura do Campus Palmas foi desapropriada do antigo Centro Universitário Católico do Sudoeste (Unics). Quando o Unics foi federalizado, em março de 2010, o governo do Estado comprou a propriedade para, na seqüência, transferir o imóvel ao IFPR. Até o momento a estrutura pertence ao Estado do Paraná.

A transmissão de propriedade é necessária para que os recursos da União possam ser repassados ao Instituto, viabilizando a abertura de vagas para a contratação de mais professores e técnicos administrativos para o Campus.

O envio do projeto confirma a expectativa criada em audiência pública realizada em Palmas no dia 31 de março. O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, após contato com o governador Beto Richa, garantiu que o processo de transmissão de propriedade, que teve início no governo anterior, seria finalizado em 45 dias.

O reitor eleito do IFPR, Irineu Colombo, recebeu a boa notícia pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Alípio Leal, ex-reitor do IFPR, que também contribuiu neste processo.

Localizado na região central de Palmas, o imóvel tem 17 mil metros quadrados de área construída em 70 hectares, possui biblioteca, 20 laboratórios, ginásio poliesportivo, centro de ginástica olímpica e piscina aquecida.

Leia, na íntegra, o projeto de Lei e a mensagem do governador (em formato pdf).

Topo