Inscrições para o Enade 2012 começam nesta segunda (16) – Instituto Federal do Paraná

Inscrições para o Enade 2012 começam nesta segunda (16)

Começa na próxima segunda-feira (16) o período de inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que deverá se estender até 17 de agosto. Por se tratar de exame obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para emissão do histórico escolar, os estudantes ingressantes ou concluintes de qualquer curso de graduação obrigatoriamente deverão ser inscritos pelos coordenadores de cursos no período indicado.

Têm participação dispensável no Enade 2012 os estudantes que estão cursando atividades curriculares fora do Brasil, que terão colação de grau anterior ao dia 31 de agosto e alunos de cursos não descritos no artigo 1º da Portaria Normativa nº 06, de 14/03/2012. Alunos ingressantes de cursos avaliados pelo Enade 2012 e ingressantes ou concluintes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores também não precisarão participar do Exame, mas necessariamente precisarão ter suas inscrições realizadas pela instituição de ensino.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) permite que o estudante verifique o andamento da própria inscrição entre os dias 21 e 31 de agosto, através do portal na internet. A lista dos estudantes cuja participação será obrigatória no Exame será divulgada na mesma página, no dia 20 de setembro. Qualquer irregularidade deve ser repassada ao coordenador de curso até o dia 31 de agosto, data de encerramento das inscrições.

No IFPR, serão avaliados os estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e Direito (Câmpus Palmas) e Ciências Contábeis (Câmpus Curitiba e Palmas).

Enade

O Exame, criado para avaliar o rendimento dos alunos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados, passou a ser obrigatório a todos os cursos de graduação a partir da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004.

Para mais informações a respeito do Enade 2012, acesse www.portal.inep.gov.br/enade.