Linha do Tempo
Atualizado em
Primeiro período
Escola Alemã: 1869 – A Colônia Alemã de Curitiba passa a dar funcionamento regular à Escola Alemã.
Segundo Período
Colégio Progresso: 1914 – A comunidade brasileira conquista espaço dentro da Escola Alemã. O então professor Fernando Augusto Moreira liderou o processo de nacionalização da Escola, que passou a chamar-se Colégio Progresso ou Academia Comercial Progresso.
Terceiro Período
Escola Técnica de Comércio: 1941 – O Colégio Progresso é adquirido pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Nesse período passou a ser denominada Escola Técnica de Comércio anexa à Faculdade de Direito da UFPR.
1974 – Em 22 de janeiro de 1974, por decisão do Conselho Universitário, a Escola é integrada à Universidade Federal do Paraná, vinculando-se ao setor de Ciências Sociais Aplicadas sob a denominação de Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná.
1990 – Durante a reorganização administrativa da UFPR mudou novamente sua nomenclatura, recebendo a denominação de Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná.
1994 – Por decisão dos governos Federal e Estadual a rede pública de ensino deixa de ofertar cursos técnicos. Com isso, a demanda da Escola Técnica da UFPR aumenta expressivamente, passando de 360 alunos para 1.453, em 1998.
1997 – A Escola Técnica é elevada à categoria de Setor da UFPR.
Quarto período
Instituto Federal do Paraná: 19 de março de 2008 – O Conselho Universitário da UFPR autoriza a implantação do Instituto Federal do Paraná a partir da estrutura da Escola Técnica. Com isso, a ET é autorizada a desvincular-se da UFPR para aderir, sediar e implantar o Instituto Federal.
29 de dezembro de 2008: O Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, sanciona a Lei 11.892, que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Janeiro de 2009: Portaria do dia 7 de janeiro nomeia 38 reitores dos Institutos Federais de todo o Brasil
29 de Janeiro de 2009: os 38 reitores foram empossados pelo Ministro Fernando Haddad, em Brasília.