Contato das Cnapnes nos Campus

Atualizado em

Cnapnes: Coordenadoria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Cnapne

Thais dos Santos Chaves

Coordenadora Cnapne – Campus Coronel Vivida

thais.chaves@ifpr.edu.br

(46) 3214-1232

PR-562, s/n – Flor da Serra, Cel. Vivida – PR, 85550-000

Currículo

Sarah Tamara Corrêa Hilgemberg

Coordenadora Cnapne – Campus Irati

cnapne.irati@ifpr.edu.br

(42) 2104-0200

R. Pedro Koppe, 100 – Vila Matilde, Irati – PR, 84507-302

Currículo

Eliana Nunes Maciel Bastos

Coordenadora Cnapne – Campus União da Vitória

drielly.salin@ifpr.edu.br

(42) 21021443

Av. Paula Freitas, 2800 – São Braz, União da Vitória – PR, 84603-580

Currículo

Saiba mais!

O que fazemos nos campus

Unidade de subordinação

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão – DIEPEX

Responsável pela unidade

Coordenador (a) do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Finalidade

Responsável por coordenar e orientar as ações de educação especial no campus, destinadas aos estudantes com deficiência/necessidades educacionais específicas, contribuindo para a construção de políticas e práticas inclusivas.

Competências

  • Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos institucionais;
  • Contribuir para a garantia da implantação das políticas inclusivas e da assistência estudantil aos estudantes com necessidade educacionais específicas no campus;
  • Garantir espaços educativos democráticos, acolhedores, de acessibilidade e de respeito às diferenças de cada estudante;
  • Incentivar, mediar e facilitar os processos para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Participar da definição da política e das diretrizes para a inclusão no IFPR;
  • Participar das discussões, elaboração e/ou revisão de documentos visando à inserção de questões relativas à inclusão no ensino, em âmbito interno ou externo;
  • Planejar e organizar ações inclusivas no campus, em articulação com os docentes e os técnicos administrativos, a fim de garantir o êxito e a permanência dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Elaborar e assessorar projetos, editais e atividades pedagógicas e curriculares para a inclusão e a aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Organizar e acompanhar o atendimento pedagógico realizado, pelos docentes, Sepae ou Sens, aos estudantes com necessidades educacionais específicas no campus;
  • Coordenar e acompanhar os processos de adaptação e flexibilização curricular dos estudantes;
  • Contribuir com o acesso dos estudantes com necessidades educacionais específicas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação, bem como a formação nos diferentes níveis da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Contribuir e propor ações de formação continuada e capacitação dos servidores nos temas relacionados à inclusão, entre outros;
  • Propor ações de elaboração e adaptação de materiais didáticos para o atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar;
  • Zelar pelo cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico do campus;
  • Sistematizar informações, análises e avaliações dos programas, projetos e ações inclusivas no campus;
  • Estar em consonância com a CONAPNE na construção de políticas e práticas inclusivas destinadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Elaborar planos e relatórios para prestar assessoria e serviços de informações aos demais órgãos da instituição;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à unidade, função ou cargo, não previstas neste manual, mas de interesse da Administração.