Diplomas
Atualizado em
Solicitação de Diploma
O IFPR emite automaticamente diplomas para os alunos concluintes de cursos técnicos e de graduação ofertados pela Instituição, após a participação do aluno na formatura de seu curso, não sendo necessária a solicitação do diploma pelo aluno na Secretaria Acadêmica.
O diploma somente terá validade nacional após ser registrado e chancelado pela Instituição. Os diplomas de cursos técnicos de nível médio também podem trazer em seu verso o número autenticador do SISTEC que autentica o seu registro nacionalmente.
O processo de diplomação é coordenado pela DGA e leva em torno de 180 dias, desde a data da formatura até o diploma estar disponível para a retirada na Secretaria Acadêmica do Campus.
A outorga de título é ato obrigatório para a emissão e registro do diploma de cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação.
O aluno deverá se informar na Secretaria Acadêmica do Campus sobre o andamento do processo de Diplomação e a data disponível para a retirada.
O aluno poderá solicitar regime de URGÊNCIA na tramitação do processo, caso necessário, documentando a justificativa. (ex. Aprovação em concurso público).
Os estudantes da forma Concomitantes só receberão diploma de técnico quando entregar na Secretaria Acadêmica o histórico escolar do Ensino médio completo.
Retirada de Diplomas
O aluno deverá comparecer à Secretaria Acadêmica do Campus em que realizou o curso portando um documento de identidade para realizar a retirada do Diploma.
No ato da retirada, o Diploma deverá ser conferido e assinado pelo titulado.
Retirada de Diplomas por terceiros
Caso o diploma seja retirado por terceiros, este deverá apresentar á Secretaria Acadêmica seu documento de identidade juntamente com uma Procuração Simples do titulado.
A Declaração e cópia do documento de identidade do procurador serão arquivados na Pasta do Aluno.
- Procuração para retirada de Diploma por terceiros
2ª via de diplomas: emissão e registro
A segunda via do diploma pode ser solicitada ao Campus de origem, tanto por motivo de perda como danificação do original.
- Perda: deverá ser feita uma solicitação na Secretaria Acadêmica declarando perda do diploma.
- Danificação: a solicitação deverá ser realizada na Secretaria Acadêmica e o diploma original deverá ser anexado ao pedido.
Principais cuidados com o diploma
- Não assinar com caneta cuja tinta seja à base de álcool (hidrocor);
- Não dobrar;
- Não molhar;
- Não plastificar;
- Não perfurar, grampear ou prender com clipes;
- Não colar adesivos;
- Não deixar exposto ao sol;
- Evitar contato com areia, umidade e produtos químicos;
- Evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo;
- Assim como todo documento oficial, uma vez danificado, o diploma perde o seu valor.