Certificados de Especialização – Instituto Federal do Paraná

Certificados de Especialização

Atualizado em

Copiado!

DEFINIÇÃO

Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu é o documento utilizado para a comprovação de estudos na Pós-Graduação Lato Sensu.

 

A Pós-Graduação Lato Sensu no IFPR se divide em:

  • Aperfeiçoamento: os cursos de Aperfeiçoamento, presenciais ou a distância, destinam-se a atualizar e aprimorar conhecimentos e técnicas de trabalho, e deverão ter uma carga horária mínima de 80 (oitenta) horas. Ao final do curso, o aluno terá direito a Certificado de conclusão de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO.

 

  • Especialização: os cursos de Especialização, presenciais ou a distância, propõem-se a aprofundar conhecimentos e habilidades tecnológicas, preparando especialistas em setores restritos das atividades acadêmicas e profissionais, e deverão ter uma carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas. Ao final do curso, o aluno terá direito a Certificado de conclusão de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO.

 

DOCUMENTOS

O processo de SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS deverá ser aberto pela Secretaria Acadêmica do Câmpus, após a aprovação do relatório finall pela DESUP/PROENS e deverá vir instruído com os seguintes documentos obrigatórios:

  • REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS, preenchido e assinado pelo Secretário Acadêmico do Campus. Na motivação, deverá constar a quantidade de certificados solicitados para emissão e registro, os nomes dos titulados, os cursos dos titulados e os períodos dos cursos, conforme modelo elaborado pela Pró- Reitoria de Ensino.
  • RELATÓRIO FINAL DE CURSO COM APROVAÇÃO EMITIDA PELA DESUP/PROENS, conforme Regulamento de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
  • Cópias das FUNDAMENTAÇÕES LEGAIS DOS CURSOS, necessárias para a emissão de certificados.
  • FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DOS CONCLUINTES, para emissão dos certificados, assinada pelo Secretário Acadêmico do Campus, conforme modelo elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino.
  • CÓPIAS DOS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS CONCLUINTES, constante na Ficha de Identificação de  concluintes:
    1. Cópia de documento oficial de identidade, contendo órgão e estado emissor;
    2. Cópia autenticada da Certidão de Casamento (para casos em que houve
      mudanças de nomes ou para aluno estrangeiro).

 

PROCEDIMENTOS

O processo de SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS deverá ser aberto pela  Secretaria Acadêmica do Câmpus, após o recebimento do Relatório Final de Curso aprovado pela DESUP/PROENS.

A DIRAC após conferir o processo tem o prazo de 120 (cento e vinte) dias para realizar os registros e devolver o processo ao Campus de origem.

Todos os procedimentos deverão estar de acordo com o Documento Orientador – Emissão e Registro de Certificados de Cursos de Especialização

 

LEGISLAÇÃO BÁSICA

 

ARQUIVOS

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.