Subprojetos

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A seguir, você poderá conhecer os subprojetos do Pibid atualmente ofertados pelo IFPR. Eles são os seguintes:

Subprojeto de Arte

Objetiva a iniciação à docência do licenciando para aprofundar o conhecimento acadêmico na realidade escolar, estudando os documentos das escolas parceiras, participando das aulas dos professores supervisores nas escolas e estudos que envolvam o eixo da educação básica para qual estão direcionados no mundo do trabalho. Visa aprofundar a práxis pedagógica de cada discente bolsista envolvido, realizado em parceria com os professores supervisores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio.  Caracteriza-se em ações que contribuam com o discente bolsista para sua inserção no mundo do trabalho e nas questões que permeiam os aspectos da prática didático pedagógica do Ensino da Arte no eixo educacional citado. As práticas do Pibid contribuem para diminuir a evasão e contribuir no aprofundamento da relação teórica e prática, fortalecendo a licenciatura de Artes Visuais, bem como contribuir com a formação continuada do professor supervisor das escolas parceiras na construção de práticas didático pedagógicas no ensino de artes visuais na superação do ensino tecnicista.

Subprojeto multidisciplinar de Biologia, Física e Química (8 Núcleos)

Contribuir na formação d@s academic@s das licenciaturas de biologia, física e química na iniciação à docência, capacitando-@s para a realização de práticas inter e transdiciplinares, estratégias didático pedagógicas apoiadas em temas, conceitos, problemas que atravessam as distintas disciplinas da área das Ciências da Natureza, em consonância com as demandas e desafios das escolas de Educação Básica em escolas públicas do estado do Paraná. O programa permite também, antecipar o vínculo entre futuros professores e as salas de aula da rede pública, propiciando a articulação entre as instituições de ensino superior e as escolas parceiras, além de incentivar a carreira de magistério em áreas da educação básica com maior carência de professores. Possibilita ainda, que os futuros professores possam desenvolver conhecimentos práticos na inter-relação com os conhecimentos teóricos, criando um corpo pedagógico conceitual sólido, que possibilite sua atuação nos mais variados contextos educacionais. Pretende-se: – Elaborar propostas de ensino em ambiente formal e não formal, como “oficinas temáticas”, “campanhas educativas”, “desenvolvimento de material didático”, “promoção de debates sobre temas inter e transdisciplinares”, “aulas práticas”, junto às escolas envolvidas, com o intuito de mostrar uma forma de organização dos conteúdos que privilegie o estabelecimento de relações entre os conhecimentos específicos de cada ciência e suas aplicações e implicações sociais, políticas, econômicas e/ou ambientais.

Subprojeto de Educação Física

Promover a participação e a interação entre os discentes bolsistas da Escolas de Educação Básica e os professores supervisores de Educação Física da Educação Básica das escolas parceiras na formação de iniciação á docência para a qualificação baseada na práxis pedagógica dos profissionais de educação física, tendo em vista a qualidade das aulas de Educação Física. O programa permite também, antecipar o vínculo entre futuros professores e as salas de aula da rede pública, propiciando a articulação entre as instituições de ensino superior e as escolas parceiras, além de incentivar a carreira de magistério em áreas da educação básica com maior carência de professores. Possibilita ainda, que os futuros professores possam desenvolver conhecimentos práticos na inter-relação com os conhecimentos teóricos, criando um corpo pedagógico conceitual sólido, que possibilite sua atuação nos mais variados contextos educacionais para o planejamento e organização das tarefas da equipe envolvida, como coordenação de área, professores supervisores (escola) e discentes bolsistas do (IFPR).

Subprojeto de Língua Portuguesa

O subprojeto visa as práticas de letramento em sala de aula como operadores do trabalho com a análise linguística, a produção textual, a leitura e a literatura, bem como, desenvolver práticas de sala de aula (planos de aula e de ensino, por exemplo) a partir de metodologias críticas no que diz respeito à linguagem não enquanto elemento puramente estrutural ou subjetivo, mas como prática marcada por uma historicidade de usos, circulações e significações. O trabalho pedagógico se desenvolverá a partir da abordagem das mais diversas textualidades a partir dos conceitos de gênero discursivo e de enunciados, de forma a introduzir o dialogismo e os valores sociais como elementos fundantes do funcionamento da língua e dos sentidos: na abordagem do funcionamento da língua e da linguagem a partir de atividades humanas concretas; na elaboração de abordagens que permitam ao sujeito da sala de aula – o discente – se construir e se reconhecer como autor no processo de interpretação e de produção textual;  no estudo de narrativas infantis ilustradas, com atenção especial aos recursos linguísticos, literários e não verbais produtores de efeitos de sentido; na construção de procedimentos didático-pedagógicos mais eficazes para a abordagem de textos literários em sala de aula, que possibilitem despertar o interesse dos alunos pela leitura e fruição da literatura, por meio do desenvolvimento de técnicas e atividades criativas para o trabalho com a literatura infantil em sala de aula, tais como: contação de histórias, dramatizações, recriações e construção de cenários; na socialização e discussão – entre os integrantes do projetos – das práticas elaboradas e aplicadas; na leitura e estudo de textos importantes à reflexão sobre as práticas de sala de aula; na divulgação das atividades e dos materiais desenvolvidos.

Subprojeto de Pedagogia

 O Subprojeto de Pedagogia objetiva analisar a organização didático-pedagógica da escola relacionando-a com os processos de Alfabetização e Numeramento, bem como, estudar os documentos legais, sobretudo o PPP, das escolas parceiras, relacionando-os com a realidade educacional encontrada no cotidiano escolar. Entende-se que o aprendizado da docência pressupõe acompanhar turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e seus professores regentes para análise embasada nos fundamentos teórico-metodológicos do curso de Pedagogia – caracterizando um exercício de práxis na relação teoria e prática. A intervenção acontecerá mediante a construção de projetos educativos de intervenção com vistas a melhoria no processo de ensino-aprendizagem para endossar a discussão de estratégias teórico-metodológicas para a superação dos limites encontrados na prática cotidiana. Ainda, o PIBID visa o fortalecimento da licenciatura de Pedagogia ao aproximar a equipe docente das escolas e a universidade através de eventos pensados para aprofundamento teórico e evitar a evasão dos estudantes, principalmente aqueles/as em situação de vulnerabilidade.

Subprojeto de Sociologia

O subprojeto visa aproximar o quadro discente e docente do curso de Ciências Sociais/ Licenciatura em Sociologia da realidade educacional da Educação Básica da região, em relação às especificidades educacionais do litoral paranaense, seus desafios e potencialidades; – construir junto aos alunos da escola campo do Ensino Médio uma identificação com o Instituto Federal do Paraná, como espaço de educação pública de ensino superior, ao qual o grupo tem direito de acesso para:  proporcionar ao quadro de discentes bolsistas a formação de iniciação a docência e aos discentes do curso de Ciências Sociais/ Licenciatura em Sociologia, oportunidades de análise da prática docente, e sua relação com o êxito ou limites no processo ensino-aprendizagem – exercício de práxis; ampliar e colocar o PIBID na relação entre o quadro docente da Educação Básica da região com o quadro docente das licenciaturas do IFPR, na perspectiva de um projeto conjunto de melhorias educacionais para a região; ampliar e aprofundar a relação entre o Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá e a comunidade local, em especial a partir do diálogo com os segmentos da educação pública de Paranaguá;  contribuir com a dedicação dos estudantes para as atividades das práticas pedagógicas curriculares (PPCs) e suas permanências no curso de licenciatura em vista da valorização do magistério e formação de professores para a Educação Básica; contribuir as possibilidades do discente bolsista vivenciar a sua graduação e os conhecimentos apresentados nas disciplinas, além de experienciar as diferentes ações que o professor da educação básica realiza.