Pibex – Instituto Federal do Paraná

Pibex

Última atualização:

Copiado!

Visa apoiar o desenvolvimento de atividades em projetos de extensão, com a concessão de bolsas de auxílio financeiro a estudantes dos cursos de Ensino Médio e Graduação, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias. O Pibex possui 3 (três) modalidades:

I – Pibex Júnior (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior) – Oferece bolsas de auxílio financeiro a estudantes do ensino médio e cursos técnicos, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

II – Pibex Graduação (Programa Institucional de Bolsas de Extensão) – Oferece bolsas de auxílio financeiro a estudantes dos cursos de graduação, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

III – Pibex/Pibis – Oferece bolsas de auxílio financeiro aos estudantes de Graduação que ingressaram por meio de cota social, financiadas pelo IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

Aprovado pela Resolução nº 76/2018 (alterada pela Resolução nº 52/2019), tem como objetivos:

  • Consolidar a institucionalização da indissociabilidade entre Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação entre os servidores e estudantes do IFPR;
  • Disseminar políticas institucionais ligadas a Extensão, Arte e Cultura;
  • Estimular a participação de estudantes nas equipes executoras das ações de extensão, buscando contribuir para sua formação acadêmica e incentivar o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação;
  • Estimular o desenvolvimento das ações de extensão em consonância com a Política Nacional de Extensão e com o Plano Nacional de Educação;
  • Estimular o envolvimento de estudantes dos diferentes níveis de ensino em projetos de Extensão;
  • Promover, incentivar, valorizar e fortalecer as atividades de extensão, por meio da concessão de bolsas de auxílio financeiro para estudantes visando a execução de projetos, na modalidade presencial;
  • Promover o envolvimento e a cooperação entre docentes, técnico-administrativos e estudantes em atividades de construção e divulgação do saber, favorecendo a integração entre o IFPR, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, dentre outros setores da sociedade.
  • Valorizar a integração e potencializar as ações conjuntas de extensão tomando como referência o Ensino, a Pesquisa, a Arte, a Cultura, a Inclusão e a Diversidade.

Requisitos

  • Ser estudante regularmente matriculado no IFPR;
  • Possuir currículo cadastrado e atualizado, na Plataforma Lattes do CNPq;
  • Não ter vínculo empregatício;
  • Não estar atuando em estágio remunerado;
  • Não possuir bolsa em mais de um programa do IFPR ou de qualquer outra instituição, salvo o recebimento de auxílio da assistência estudantil que não exija carga horária complementar para o desempenho de atividades específicas.

Concessão de Bolsas

Os valores das bolsas de auxílio financeiro do Pibex e quantidade de cotas serão definidas de acordo com os editais internos e/ou chamadas internas específicas, bem como de acordo com a disponibilidade orçamentária do IFPR, agências de fomento, convênios e/ou parcerias.

As bolsas de auxílio financeiro aos estudantes terão vigência de até 12 (doze) meses, com previsão de implantação no segundo semestre, término previsto para o segundo semestre do ano subsequente, de acordo com os editais internos e/ou chamadas internas específicas.

Principais Resultados / Indicadores

IndicadorDefinição do Indicador
Projetos de Extensão cadastrados no Cope aprovados para participação no Pibex Quantitativo
Estudantes envolvidos em projetos de Extensão cadastrados no Cope para participação no Pibex Quantitativo
Docentes envolvidos em projetos de Extensão cadastrados no Cope para participação no Pibex Quantitativo
Técnicos envolvidos em projetos de Extensão cadastrados no Cope para participação no Pibex Quantitativo
Voluntários e/ou colaboradores externos envolvidos em projetos de Extensão cadastrados no Cope para participação no Pibex Quantitativo
Número de pessoas da comunidade externa atendidas pelos projetos de extensão cadastrados no Cope para participação no Pibex Quantitativo

Topo