Apresentação – Instituto Federal do Paraná

Apresentação

Última atualização:

Copiado!

Anais do Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR – ISSN 2318-2008

IDEIAS, IMPACTO, DESENVOLVIMENTO: é sob este mote que se construiu a segunda edição do SE²PIN do IFPR, realizado entre 29 e 31 de outubrode 2013. O ritmo marcado pelo mote cadencia algumas importantes concepções associadas a este evento, consolidando-se como um marco na realidade do IFPR desde 2102.

Ideias constituem a alma de nossa missão institucional, nosso desafio de levar educação plena e de qualidade às diferentes realidades e localidades, causando verdadeiro impacto que instiga e transforma, levando ao desenvolvimento de ações que integram extensão, pesquisa, inovação e o ensino em prol de tal missão. Neste sentido, a articulação de diferentes áreas de ação do IFPR é, algebricamente, impressa na sigla do evento. O E ao quadrado (E²) aparece na marca do evento que passa a ser SE²PIN, ou seja, o Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR.

O mote Ideias, impacto, desenvolvimento abriga as diferentes ideias e conceitos manifestados na produção científica e cultural do IFPR, tendo no SE²PIN um importante espaço de manifestação. Tal qual edição 2012 do evento, o SE²PIN: ideias, impacto e desenvolvimento, teve a pretensão de configurar-se como um espaço democrático da demonstração da excelente dedicação dos bolsistas envolvidos nos programas de bolsas de extensão, pesquisa, inovação e do programa de bolsas de inclusão social.

Em 2013 foi intensificada a participação dos bolsistas com a tradicional apresentação de trabalhos em banners e exposição oral, que se constituem no ponto alto da demonstração do desenvolvimento acadêmico e científico, através do quais nossos estudantes relacionam o ensino com pesquisa e extensão. Contudo, seguindo a perspectiva desafiadora do mote ideias, impacto e desenvolvimento, o SE²PIN trouxe como novidade a apresentação de protótipos desenvolvidos por nossos estudantes por ocasião da realização do IFTech (com exposição de 21 projetos de 11 câmpus) e a feira de produtos do Programa Mulheres Mil, duas amostras do perfil do IFPR ligado ao desenvolvimento.

Finalmente, ideias, impacto e desenvolvimento é mensagem envolvente de integração entre os diferentes câmpus do IFPR. No segundo SE²PIN: ideias, impacto e desenvolvimento o evento torna-se itinerante, devendo ser sediado pelos diferentes câmpus do IFPR a partir de 2103. Nesta edição foi o câmpus Paranaguá que se disponibilizou a sediar e a colaborar com o sucesso do evento. Essa parceria com o Câmpus propiciou aos participantes do evento um breve conhecimento do litoral paranaense, com sua culinária peculiar e seu importante papel no desenvolvimento para o Estado do Paraná e o restante do Brasil.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.