Notícias

Projeto ARTEemCENA em parceria com PROJETO ADA, abre inscrições para bolsa estudantil

Publicado em

Este projeto apresenta uma proposta de intervenção voltada à inclusão de mulheres na área de computação. O projeto parte da identificação do problema da baixa taxa de ingresso de estudantes mulheres e do ainda menor número de concluintes mulheres quando comparadas aos homens para o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Instituto Federal do Paraná – Campus Irati.

São previstas ações para combater os dois problemas. Do ponto de vista do ingresso são planejadas ações de divulgação científica e formação em programação e robótica para estudantes do 8º e 9º anos da rede pública de ensino.

Por outro lado, do ponto de vista da permanência e êxito das estudantes do TADS são planejadas ações de formação, constituição de grupos de estudos, acolhimento e formação de uma rede de troca de experiências.

Espera-se aumentar as taxas de ingresso de mulheres em 50% e equiparar a taxa de êxito acadêmico entre homens e mulheres. Em parceria com o Projeto de Extensão ARTEemCENA, a proposta é realizar atividades científicas e culturais que colaborem para minimizar os dois problemas citados.

PRÉ-REQUISITOS OU CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Estar matriculada e frequente no Curso de Informática ou Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do IFPR Campus Irati;
  • Ter disponibilidade de dedicação de 12h semanais (parte da carga horária poderá ser realizada em formato remoto);
  • Não possuir vínculo empregatício, estágio remunerado ou ser aposentado ou pensionista;
  • Ter currículo lattes devidamente cadastrado e atualizado;
  • Histórico escolar sem conceitos D nas disciplinas do ano letivo de 2024.
  • Participar ativamente dos projetos ARTEemCENA e Irathunder.

DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas no formulário, disponível no link: Faça aqui sua Inscrição, do dia 20/12 até 23/12/2024.

Confira o Edital Completo

Mais informações e resultados em: https://ifpr.edu.br/irati/documentos-institucionais/editais/2024-2/