Curso de Extensão "O poder da palavra: a redação argumentativa" é oferecido à comunidade acadêmica – Campus Irati

CURSO DE EXTENSÃO

De acordo com o período de suspensão das aulas,  recomendado pela continuidade da suspensão prevista na Resolução nº 02, de 16 de março de 2020, com o novo período compreendendo de 31 de março até 30 de abril, conforme orientação da Comissão de Acompanhamento e Prevenção da COVID-19 do Instituto Federal do Paraná, Campus Irati divulga o primeiro curso de extensão à comunidade acadêmica da Instituição, pensando em contemplar o incentivo aos estudos, de modo online, potencializando o período em que não haverá aulas presenciais nos campi.

Sendo assim, o curso “O poder da palavra: a redação argumentativa” promove o encontro com temas atuais e propostas de redação que deverão ser feitas semanalmente, a fim de treinar a escritura da redação argumentativa. É um curso de extensão, para as comunidades internas e externas ao Campus Irati.

Oferecido pelos professores Peterson Nogueira e Artur Ribeiro Cruz, direcionado às letras , artes, linguísticas e cultura, contextualiza, deste modo, a valorização da escrita da redação, seja para o ENEM, como para outros processos seletivos como vestibulares, de modo a incentivar a troca de conhecimento, reflexão e argumentação a respeito do aprimoramento da escrita, neste contexto.

O curso promoverá encontros com temas atuais, e propostas de redação que deverão ser feitas semanalmente, a fim de treinar a escritura da redação argumentativa. Há uma explicitação dos mecanismos dissertativos, como também um aprofundamento das competências da chave de correção das redações, por meio de  vídeo-aulas com discussão dos temas propostos para embasar as e os estudantes. Ainda assim, será feita análise através da leitura de textos nota 1.000 do ENEM, para diálogo sobre a possibilidade de temas da redação deste ano de 2020.

Para tanto, a cada semana de encontro, serão corrigidas dez redações dos primeiros dez estudantes que enviarem a proposta digitada para o e-mail do coordenador do referido projeto.

O conteúdo programático será: * argumentação/ * competências argumentativas/ * discussão de temas atuais/ * chave de correção da redação do Enem.

Dentre os objetivos a serem alcançados, destacam-se:

* Promover uma melhora significativa de estudantes que têm interesse na escrita argumentativa;

* Aguçar o potencial argumentativo da e dos estudantes envolvidos no curso;

* Possibilitar a discussão de temas atuais e promover aos estudantes envolvidos a possibilidade de interagir com essas discussões.

Os métodos da ação e técnica de trabalho, serão por meio da plataforma Google Class, semanalmente, onde o coordenador do projeto submeterá uma proposta de texto argumentativo nos moldes do Enem. As pessoas envolvidas no curso terão uma semana para enviarem o texto na modalidade escrita (leia-se, digitada – e não em áudio) para que o texto seja avaliado pelo professor coordenador do referido projeto. Durante a semana, o professor fará uma aula virtual, a distância, para discutir o tema da proposta; nesse momento, os estudantes envolvidos poderão dirimir suas dúvidas sobre o formato do texto, argumentação e contribuir com a discussão.

A Avaliação, que será semanal, será através da correção das redações enviadas ao e-mail do professor coordenador, peterson.nogueira@ifpr.edu.br. A redação será devolvida no período de uma semana após o recebimento, com comentários e nota simulada de acordo com a chave de correção do Enem. Destaca-se que o professor coordenador não tem responsabilidade alguma sobre a obrigatoriedade dos temas trabalhados serem os mesmos em quaisquer vestibulares. Os estudantes têm de assimilar que o curso é para treinar a prática argumentativa.

Datas e cronograma do curso:

Período de matrículas: de 31 de março até 03 de abril
Carga horária da atividade: 2 horas
Número máximo de vagas: 120, sendo que o envio de redação será limitado a vinte por semana, o que, ao final, contemplará todos os envolvidos
Data de início: 03 de abril de 2020
Data de encerramento: 08 de maio de 2020
Carga horária total (horas): 20 horas

Os estudantes interessados devem acessar o link a seguir. Posteriormente, o professor responsável fará contato para dar início a atividade proposta: INSCRIÇÃO DO CURSO

A instituição reforça ainda que a comunidade permaneça em casa, neste período de quarentena, entendendo a extrema necessidade do isolamento social, como prevenção ao novo coronavírus.