Curso FIC em “Agente de desenvolvimento cooperativista” destaca a importância da economia solidária para Irati e região – Campus Irati

Economia Solidária

Curso FIC em “Agente de desenvolvimento cooperativista” destaca a importância da economia solidária para Irati e região

Publicado em

Copiado!

O Campus Irati está realizando desde maio o curso de formação inicial continuada – FIC em “Agente de desenvolvimento cooperativista”. O curso, que está sendo coordenado pela professora Silvana Moreira, está sendo realizado em parceria com a Ong Guayí (que desenvolve um projeto junto ao Conselho da Comunidade e a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES de articulação da economia solidária e feminista) e o Conselho da Comunidade de Irati.

A Profª Silvana destaca que o curso tem como objetivo formar sujeitos críticos, capazes de liderar processos de organização e gestão de grupos e empreendimentos ligados à economia solidária, e está focado no fortalecimento da economia solidária em Irati e região. “O curso está organizado em quatro eixos formativos, com cada um tratando de temas bem específicos. O eixo 1 trata da formação sócio-política dos sujeitos; o eixo 2, com o qual estamos trabalhando no momento, aborda a economia solidária como estratégia de desenvolvimento; o eixo 3 dispõe sobre a formação e assessoria técnica para autogestão; o último módulo, eixo 4, trata sobre o processo de produção, comercialização, consumo e finanças solidárias”, explica.

Os participantes integram empreendimentos de economia solidária, com produção de artesanato, sabão e produtos orgânicos, que são comercializados na Casa da Economia Solidária e tem recebido apoio do Departamento de Economia Solidária da Prefeitura Municipal de Irati. Eles também estão organizados no Fórum Municipal de Economia Solidária. A participante Irene Galvão, aluna do curso, destaca que está adquirindo bastante conhecimento, sendo o conteúdo aprendido muito motivador. Ela ressalta que a economia solidária é uma oportunidade de expor seus artesanatos. O seu empreendimento, realizado junto a outras mulheres, vende flanelinhas para postos de gasolina, oficinas e marmorarias, o que contribui para a melhoria de renda para ela e sua família.

O curso será realizado até novembro deste ano, em encontros quinzenais, e estão acontecendo no Conselho da Comunidade de Irati.

Topo