“Ensino e História do Paraná” é tema de curso de extensão – Campus Irati

“Ensino e História do Paraná” é tema de curso de extensão

Teve início no dia 16 de abril para trinta e cinco professores do quarto ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da área urbana e da zona rural de Irati o curso de Extensão “Ensino e História do Paraná”. O curso é fruto de parceria do IFPR Câmpus Irati com a Secretaria Municipal de Educação, que teve início em 2014 com a oferta de cursos de formação docente na área de História.

O projeto é coordenado pelos Professores do IFPR Câmpus Irati Carla Michele Ramos e Vladson Paterneze Cunha.  “Entre os resultados, destacamos a atualização dos profissionais da educação e consequentemente um maior rendimento escolar por parte dos alunos e a consolidação do IFPR Câmpus Irati como centro de formação inicial e continuada para profissionais da Educação Básica”, destaca a Professora Carla. Os mesmos participarão de encontros coletivos presenciais, viagens técnicas; momentos de estudos individuais e encontros de orientação. Todas as atividades terão como foco a relação entre prática e teoria dos conteúdos de História do Paraná e Historiografia Paranaense, possibilitando que esses professores possam estar qualificados para ministrar aulas de História do Paraná de maneira mais lúdica, crítica e científica a partir de materiais bibliográficos atualizados e de ferramentas de ensino-aprendizagem mais eficazes no diálogo com o aluno do Ensino Fundamental das séries iniciais.

O curso tem carga horária de 120 horas e será realizado durante o ano de 2015. “Uma mostra de trabalhos será apresentada no III Seminário de Educação do Município de Irati, que será realizado no dia 5 de novembro”, destaca Deise Peleke, da Secretaria Municipal de Educação.

Para a Secretária Municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, “o curso está sendo uma oportunidade de reflexão para os professores sobre a História do Paraná, instigando o sentimento de pertencimento com relação ao local, ao estadual e até em nível nacional. A formação destes professores é muito importante, pois ultrapassa os muros da escola, sendo que as temáticas trabalhadas com os alunos levará esse conhecimento também para os seus familiares e para toda a sociedade”.

Curso de Extensão “Ensino e História do Paraná”