Equipe iratiense conquista medalha de bronze na Etapa Regional da OBR 2015 – Campus Irati

Informática

Equipe iratiense conquista medalha de bronze na Etapa Regional da OBR 2015

Robôs e seus jovens programadores foram a atração do final de semana em Irati, onde foi realizada a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2015, organizada pelo IFPR Campus Irati. A equipe Ninjas de Pijama, de Jacarezinho, foi campeã; o segundo lugar ficou com a equipe curitibana Hakuna Matata; e a terceira colocada foi a equipe iratiense Engenheiros do Pinhão, todas do IFPR.

As provas foram disputadas no dia 4 por alunos do Ensino Médio. Das mais de 50 equipes inscritas, participaram 29 equipes de IFPR, UTFPR e escolas particulares de Carambeí, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Do IFPR Câmpus Irati participaram três equipes de estudantes do Curso Técnico em Informática.

“O objetivo principal é despertar nos alunos a vontade de fazer pesquisa”, diz o representante estadual da OBR Marcos Laureano. Sob a supervisão de Laureano e do conselheiro da OBR e chefe dos juízes, Gustavo Laskoski, ambos professores do IFPR Câmpus Curitiba, as provas foram disputadas em três pistas que serviram de cenários de desastre com simulação de resgate de vítimas. Os robôs deviam ser programados para percorrer caminhos previamente determinados, transpor obstáculos, resgatar as vítimas representadas por bolinhas de isopor e leva-las para local seguro.

Catorze equipes foram classificadas para participar no dia 25, da Etapa Estadual da Olimpíada. O campeonato de robótica tem chamado a atenção pelo rápido crescimento: “em 2013 havia 18 equipes no Paraná, este ano serão 120, sendo que 55 equipes são do IFPR”, contabiliza Laureano.

Desafios vencidos

“Organizar a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica foi uma honra e um

desafio para o Câmpus Irati, um trabalho realizado em conjunto por professores,

servidores e alunos”, considerou a Professora de Informática Thalita Scharr Rodrigues Pimenta”. “E ainda fomos recompensados com a medalha de bronze para uma de nossas equipes”, complementou.

A diretora-geral do Câmpus Irati Eliane Inês Filus Zampier, agradeceu a Prefeitura Municipal pela cessão do Ginásio de Esportes Agostinho Zarpelon Júnior e pelo auxílio na logística da organização do evento. Acompanharam também as competições o Diretor de Empreendedorismo Inovador da PROEPI, Prof. Ariel Scheffer da Silva; o Diretor de Ensino Prof. Osmar Ansbach; o Coordenador de Pesquisa e Extensão Prof. Diego Dutra Zontini, estudantes e servidores do Campus Irati.

As apresentações do Grupo Folclórico Ucraniano Iasni Zóri, Escola de Dança Izabela Procek, Prof. Everton Andrade e alunos de taekwondo, Grupo de Capoeira Muzenza e Banda de Alunos do IFPR Campus Irati foram bastante aplaudidas pelo público presente na abertura do evento, no dia 3.

Equipe Engenheiros do Pinhão e professores de Informática do Campus Irati