Estudantes do Campus Irati desenvolvem Almanaque Digital para o ensino de história – Campus Irati

DESTAQUE

O Almanaque do Brasil Colônia é resultado do projeto de ensino (Almanaque Digital do Brasil Colônia: uma ferramenta interativa para o ensino de história) desenvolvido no IFPR – Campus Irati.

Ele conta com oito temas:

• Populações Nativas;
  • Economia;
  • Escravidão;
  • Política;
  • Religiosidade;
  • Conflitos e Resistência;
  • Mulheres;
  • Diversidade Cultural.

O objetivo do almanaque é deixar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de história mais lúdico, com ilustrações, jogos, além de links de diversas fontes (textos, imagens, músicas, filmes e sites).

De acordo com a professora Carla Michele Ramos Torres, coordenadora da iniciativa, “dar visibilidade ao contexto da colonização brasileira é algo extremamente desafiador pela quantidade de informações já abordadas pela historiografia. Por isso, o propósito do projeto foi trazer à tona alguns pontos importantes da nossa história, que podem servir como fios condutores pelos professores de história que lecionam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio”.

O desenvolvimento da iniciativa

A ideia surgiu nas aulas remotas de História II no ano letivo de 2021. E o material foi elaborado a partir de referências bibliográficas sobre a história da América Portuguesa.

Na abertura de cada tema, foram utilizadas imagens confeccionadas a partir de algoritmos de Inteligência Artificial, os quais utilizam palavras que sintetizam os conteúdos.

Em cada temática há textos, ilustrações e ícones que, ao clicar, direcionam o leitor para links específicos.

O projeto contou com dois bolsistas, contemplados pelo edital do Programa de Apoio à Implementação de Projetos de Ensino (PAIPE), tendo a colaboração voluntária de estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e de três docentes.

O Almanaque, depositado no site do IFPR – Campus Irati, ficará disponível de forma online aos professores, estudantes e demais interessados.

Desse modo possibilita-se seu uso nas salas de aulas como uma ferramenta educacional lúdica, interativa e interdisciplinar. Sua reprodução parcial ou total é permitida, desde que informada a autoria.

Links:

Almanaque (Flipbook)