Exposição de maquetes é realizada no Câmpus Irati – Campus Irati

Agroecologia

Exposição de maquetes é realizada no Câmpus Irati

Estão expostas no Câmpus Irati maquetes construídas por alunos do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia. A proposta de construção das maquetes foi estruturada visando integrar os temas Escala e proporcionalidade e Permacultura, abordados nas disciplinas de Matemática e Introdução à Agroecologia.

A Professora Silvana dos Santos Moreira destaca que o conceito de permacultura foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70. “É uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma “cultura permanente”, sustentável, baseada na cooperação entre o ser humano e a natureza. Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar. Do princípio vem a estratégia (observar e copiar a Natureza), da qual surgirão as inúmeras técnicas , que podem ser copiadas de situações similares ou criadas no local, para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos”.

Segundo o Professor Rodrigo Duda, os resultados apresentados pela turma superou as expectativas. “Os alunos demonstraram criatividade tanto na realização do trabalho quanto na escolha dos materiais utilizados.”

As maquetes seguem expostas até o dia nove de junho.