IFPR Campus Irati realiza curso de formação docente em Educação do Campo em parceria com a prefeitura de Rebouças – Campus Irati

Parcerias

O IFPR Campus Irati, através do Eixo de Recursos Naturais e do Núcleo de Estudos em Agroecologia, está desenvolvendo, em parceria com a prefeitura municipal de Rebouças, um curso de formação docente, com o objetivo de garantir a efetivação dos princípios e concepções da educação do campo, nas propostas curriculares das escolas do campo. O curso foi proposto para formar profissionais que desenvolverão projetos para a implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo nas escolas do campo do município de Rebouças.

“A educação dos povos do campo sempre foi trabalhada a partir de uma concepção essencialmente urbana e, por isso, deslocada da realidade e das necessidades do campo. É urgente discutir a educação do campo, no âmbito dos princípios, do currículo e da formação docente, inclusive nas escolas localizadas no meio urbano, que também atendem a população do campo” destaca o professor João Luís Dremiski.

O curso teve início em novembro e prosseguirá até meados de 2016, por meio do qual, professores e equipe pedagógica das escolas municipais do campo realizam momentos de estudo e reflexão sobre os princípios da educação do campo, legislação, realidade socioambiental e valorização da agroecologia como alternativa. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação de Rebouças cederá espaço para a realização do curso onde a vivência e proximidade com a realidade abordada contribuirão para um melhor desenvolvimento das atividades dos docentes, bem como, para a formação integral do agente que atuará na comunidade escolar.

“Cabe ressaltar que o público alvo não serão apenas os professores, mas toda a equipe escolar: diretores, secretários, coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas. Todos os participantes terão a possibilidade de aplicar no seu trabalho diário os conhecimentos e habilidades desenvolvidos durante o curso, de acordo com as atividades que exercem na escola”, destaca João.

O professor ainda destaca que, além das escolas envolvidas, a construção de experiências em Educação do Campo é importante para outras comunidades vizinhas que também possuem escolas do campo, bem como para todo o território no qual o IFPR Campus Irati está inserido.