IFPR pela Paz: Instituto cria Comitê de Monitoramento de Segurança e Prevenção – Campus Irati

INSTITUCIONAL

IFPR pela Paz: Instituto cria Comitê de Monitoramento de Segurança e Prevenção

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) está criando o Comitê de Monitoramento de Segurança e Prevenção. O Grupo, composto por representantes dos campi e da Reitoria, atuará no sentido de prevenir situações de violência e fortalecer uma cultura de diálogo e paz.

Na página IFPR Pela Paz , a partir desta semana, o Comitê reunirá informações e orientações sobre como denunciar casos de discriminação, violência ou assédio no IFPR.

No espaço, a Comunidade do IFPR poderá encontrar informações sobre como agir em caso de ameaça ou de ataque aos campi; violência sexual, racismo, bullying e LGBTQIAFOBIA, além de manuais, orientações, links e contatos úteis.

Ações

Com foco na prevenção e considerando o aumento de ocorrências em escolas brasileiras nas últimas semanas, os campi do IFPR reforçaram seus protocolos de segurança, visando garantir a segurança da comunidade escolar.

As direções dos campi estão em contato com os órgãos de segurança, aprimorando procedimentos e estratégias de prevenção.

Em âmbito federal, o Ministério da Justiça criou o Programa Escola Segura, que disponibilizou um instrumento por meio do qual qualquer pessoa pode enviar informações sobre possíveis ameaças e ataques contra escolas.

Além disso, uma campanha de âmbito nacional envolvendo institutos federais de todo o país está sendo desenvolvida e deve ser lançada nos próximos dias.

Observatório da Convivência

Outra ação estratégica do IFPR que pode contribuir na prevenção a situações de violência é a reativação do Observatório da Convivência do IFPR, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Formado por professores, técnicos, estudantes, profissionais de segurança e especialistas em Saúde Mental, o Observatório é um espaço de investigação e de estudo permanente do clima escolar do IFPR. Suas ações foram descontinuadas no período agudo da pandemia de covid-19. Agora, o Observatório deve voltar a contribuir com análises e estudos, oferecendo subsídios para o entendimento do clima escolar e dos contextos locais de segurança nos campi.

Outras ações estratégicas

O Comitê de Monitoramento de Segurança e Prevenção elencou 11 linhas de atuação estratégicas na qual o grupo trabalhará nas próximas semanas.

Entre estas ações, estão, por exemplo:

  • Estabelecer protocolos de segurança claros e eficazes;
  • Ofertar treinamentos para situações de emergência;
  • Oferecer suporte emocional à comunidade acadêmica;
  • Estabelecer parcerias específicas com outras instituições;
  • Implementar uma estratégia eficaz de gestão de fake news (para combater informações falsas e imprecisas que possam afetar a segurança e o bem-estar da comunidade do IFPR).

Acesse a página IFPR pela paz e nos ajude a construir um Instituto acolhedor, seguro, confiável, justo e saudável!

#IFPRPelaPaz
#PorUmaCulturaDePaz
#PazNasEscolas

Contato

Para entrar em contato com Comitê de Monitoramento de Segurança e Prevenção no IFPR, escreva para convivencia@ifpr.edu.br.

Topo