"Introdução ao uso do Calendário Biodinâmico" é ofertado como Curso de Extensão – Campus Irati

CURSO DE EXTENSÃO

"Introdução ao uso do Calendário Biodinâmico" é ofertado como Curso de Extensão

O Curso de Extensão Introdução ao uso do calendário biodinâmico , oferecido à comunidade interna e externa do Campus Irati, contempla a reflexão a respeito da discussão, leitura e interpretação sobre o calendário biodinâmico. A contextualização do curso trata sobre o acompanhamento do ciclo lunar ao longo do ano, onde agricultores biodinâmicos conseguiam observar constelações, planetas, luas, eclipses, cometas e muito mais.

Desta forma, a relação das plantas com a astronomia torna-se interessante, traduzindo muitas reações e influências diversas, de acordo com uma história que data o início da agricultura biodinâmica na Alemanha, e posteriormente em outros países, como o Brasil. O calendário biodinâmico é, portanto,  uma ferramenta de planejamento para os agricultores biodinâmicos.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora Silvana Moreira, Para estudantes da agronomia e da agroecologia torna-se muito interessante conhecer o calendário e entender a sua proposta de funcionamento, assim como realizar suas próprias experiências utilizando as recomendações do calendário.

O Conteúdo programático contempla: Trabalhos de Rudolf Steneir e Maria Thun. Introdução ao calendário
biodinâmico. O ritmo anual do sol. O ritmo tropical lunar. O ritmo sinódico da lua. O ritmo sideral da lua. Orientações para o trabalho com a terra e com as plantas. As questões contraditórias na pesquisa com o calendário biodinâmico.

Objetivos a serem alcançados: Proporcionar as estudantes uma compreensão do funcionamento do Calendário Biodinâmico assim como, as questões contraditórias quanto as pesquisas. Estimular a curiosidade dos estudantes quanto ao uso do calendário biodinâmico e possibilidades de pesquisas.

Métodos da Ação e técnica de trabalho: Será disponibilizado aos estudantes o calendário biodinâmico do ano de 2020 com uma síntese de seu funcionamento. Espera-se a leitura e debates quanto as recomendações de uso do calendário biodinâmico.

Período de matrículas: de 08/04 até 12/04
Carga horária da atividade: 08 horas