Liberalismo e Educação: Curso de Extensão contempla a área de História – Campus Irati

CURSO DE EXTENSÃO

Liberalismo e Educação: Curso de Extensão contempla a área de História

O curso de extensão: Liberalismo e Educação, coordenado pela professora Carla Ramos, traz temas oferecidos às comunidades internas e externas ao Campus Irati. O objetivo é propor a leitura de textos que tratam sobre princípios do pensamento liberal, com destaque à educação. A análise de concepções teóricas podem contribuir para uma análise crítica dasideias liberais presentes no campo da educação na atualidade, e como essas ideias se materializam em políticas públicas educacionais.

O curso tem como público-alvo principal os estudantes da Licenciatura em Química, devido ao processo de formação docente, porém outros estudantes do Campus podem participar, pois essa temática contempla os períodos históricos investigados no Componente Curricular de História II e História III.

Conteúdo programático: Conceito e Princípios do Liberalismo; As ideias liberais e a Educação.

Objetivos a serem alcançados: Conceituar o Liberalismo; Conhecer os princípios do Liberalismo; Analisar o impacto das ideias liberais na Educação.

Métodos da Ação e técnica de trabalho: Leitura de obras e de resumos; Elaboração de sínteses; Apresentação de exemplo atual

Avaliação: Seleção de um exemplo atual na área da Educação em que é possível identificar elementos do Liberalismo e apresentação de argumentação fundamentada nos textos lidos.

Período de matrículas: de 10/04 até 14/04
Carga horária da atividade: 10 horas